Como fazer uma pausa nos feriados sem prejudicar o seu negócio?

Se você é um freelancer,provavelmente já foi seduzido por duas ideias durante sua carreia: escolher os clientes corretos dos quais vocês ganharia mais dinheiro com jobs fixos e que você seria dono dos seus próprios horários. Acertei?

Após um pequeno período você percebeu que não é bem assim que funciona. Para ter um na verdade é preciso abrir mão de outro; para fazer mais dinheiro é necessário seguir os horários e prazos dos clientes ou se você quer seus próprios horários é preciso abrir mão de alguns clientes.

Quando você trabalha por demanda, os serviços nunca terminam (e isso é algo bom) mas aquele pensamento de trabalhar na praia com os pés na areia parecem cada vez mais distantes.

Porém você não pode cair nessa “cilada”. Nossa mente precisa de um descanso uma vez ou outra para continuar trabalhando em potência máxima e para isso vale a pena parar e fazer uma pausa em um feriado ou outro. Talvez essa seja uma das grandes preocupações do freelancer, afinal como fazer isso e manter a produtividade alta sem prejudicar os negócios?

Pensando nisso separamos algumas dicas de como tirar um tempo para si mesmo e manter o nível de trabalho, confira:

1 – Apenda a hora de parar

Quando você começa a freelar o seu primeiro pensamento é de que precisa pegar o máximo de trabalho que conseguir. Com isso, geralmente você irá dormir menos e irá trabalhar muito mais.

Aqui está um segredo: você não irá! Saber escolher os clientes corretos e quais projetos valem o seu tempo é o que irá te fazer um bom freelancer. Se você começar a aceitar tudo o que lhe aparece sem filtrar com o seu tempo, essa sobrecarga irá te deixar mais cansado, com menos paciência para atender corretamente seu cliente, consequentemente sem reuniões de alinhamento prejudicando o seu networking.

Como se os efeitos acima já não fossem ruins o bastante, com a sobrecarga de trabalhos também fará com que qualidade dos seus jobs caiam drasticamente, então reconheça a hora de fazer uma pausa e dizer não.

Se você explicar ao cliente que não poderá atender ele, pois você já está envolvido em muitos projetos e não conseguiria dar a atenção em seu briefing, ao invés de te detestar e sair falando mal de você ele irá te admirar e possivelmente até recomendar para outras pessoas, podendo até tentar fazer negócios futuramente.

2 – Se organize

Enquanto algumas pessoas são extremamente perfeccionistas nós sabemos que outras são totalmente ao contrário. Porém temos uma péssima noticia se você faz parte do time dos desorganizados: organização é a chave para o sucesso.

Se você planeja fazer uma pausa é necessário que todos os trabalhos estejam em dia, afinal, ninguém quer ser atrapalhado no meio de um resort com uma ligação de um cliente furioso.

Como freelancer você pode criar seu próprio sistema de organização que funcione para você, então tenha uma agenda com todas as reuniões, com prazos, com entregas que precisam ser feitas e organize-se para que consiga tirar uma folga.

3 – Mantenha seus clientes informados

Apesar de parecer óbvio muitos profissionais sentem-se um pouco inseguros de informar os seus clientes que eles irão tirar uma folga, porém é  importante que eles saibam para que eles também possam, assim como você, se programar.

Seu cliente sabe que você é humano e assim como ele precisa dar uma pausa de vez em quando, então avise ele com pelo menos uma semana de antecedência para que vocês possam juntos adiantar o que for necessário e programar para depois da sua volta o que puder ser postergado.

4 – Programe uma resposta automática em seu e-mail

Por mais que essa não seja uma regra absoluta trata-se de uma boa prática. Sempre que você planejar ficar um tempo fora deixe programado em seu e-mail uma resposta automática para todos aqueles que tentarem entrar em contato com você.

Explique que você estará fora por em tempo (lembre-se de colocar o período de ausência) e que vocês ponderá eles o mais rápido possível. Caso você trabalhe com mais de uma pessoa junto com você é sempre legal avisar que ela/ele receberá uma cópia dos e-mais e irá continuar o atendimento ao cliente.

Se você tiver um número empresarial é bacana disponibilizá-lo nessa resposta automática para caso exista alguma emergência, mas cuidado com isso, pois senão você terá sua folga estragada por diversas ligações.

Gostou? Essas são algumas dicas de como fazer uma pausa sem que você perca qualidade em seus trabalhos. Deixe nos comentários como vocês fazem quando querem tirar aquela folguinha.

Estudante de Sistemas de informação com 21 anos, descobri que todos temos um pouquinho de publicitário em nós. Amo livros, chocolate, séries, e é claro, café! Revisora e Instagrammer do grupo Publicitários Criativos.