Com Whindersson Nunes, YouTube estreia sua primeira série original brasileira

Por Alana Santos

O YouTube anunciou que irá lançar 6 produções originais brasileiras nos próximos meses. Os lançamentos serão realizados pelo YouTube Originals, que reúne séries, filmes e documentários produzidos pela própria plataforma.

O Brasil é o quinto país a receber as produções.

O Brasil é um mercado fundamental para nós por diversas razões, e nós estamos descobrindo talentos que não necessariamente são ‘traduzidos’ para o resto do mundo. Nós não queremos criar algo ‘internacional’. A ideia é que o Brasil esteja em primeiro lugar, e o ‘global’ em segundo”, afirma Margie Moreno, responsável pelos conteúdos originais do Youtube para a América Latina.

Para que isso aconteça, a plataforma fez um acordo com cinco canais de sucesso no Brasil: Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Desimpedidos, Nathalia Arcuri e Manual do Mundo.

Nós queremos ser leais com os nossos criadores, ajudá-los a crescer como ele querem crescer“, afirma Margie. “Não faria sentido chamarmos celebridades já consagradas, como atores de novela, e deixar nossa ‘família’ de lado“.

Entretanto, ela destaca que a ideia é desenvolver conteúdo especial, diferente do que esses canais já produzem. A plataforma também trabalhará com diretores, produtores e roteiristas que não trabalham normalmente com o YouTube, como é o caso da produtora Los Bragas, que assina as séries Samantha! e Sintonia, da Netflix.

Canais escolhidos

Whindersson Nunes foi escolhido para dar início às estreias dos primeiros YouTube Originals brasileiros. Tendo ele o segundo maior canal da plataforma no Brasil, o humorista estreia no dia 3 de outubro a série documental Whindersson – Próxima Parada, em que explora a cultura local de diversos países na companhia de amigos e celebridades nacionais e internacionais.

Além dele teremos o Porta dos Fundos que buscará o próximo integrante do elenco no reality show O Novo Futuro Ex-Ator do Porta, que reunirá dez episódios semanais, filmados em cinco estados brasileiros.

O canal Desimpedidos é o terceiro da lista, com o programa Fred Be a Pro, onde o apresentador do canal contará com a ajuda do astro do futsal Falcão para realizar seu sonho de infância: ser jogador de futebol profissional.

A jornalista Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!, protagonizará o One Billion Women World Tour. Série que contará a história de algumas das empreendedoras mais bem sucedidas do mundo.

O canal Manual do Mundo, produzirá uma série de experimentos em grande escala em espaços públicos, contando com a participação do público.

A produtora Los Bragas, estreará uma série documental com foco nos esportes de rua, que abordará a vida e as dificuldades de atletas mulheres.

Os primeiros seis YouTube Originals estarão disponíveis tanto na assinatura premium da plataforma quanto na opção gratuita.

Mercado

Moreno afirma que o Youtube Originals não pretende competir com a Netflix e que o diferencial da plataforma está na habilidade de fazer conteúdo com engajamento em tempo real, capaz de afetar o storytelling dos programas.

Nós estamos criando diferentes formas de conteúdo, que provavelmente não estariam lá“, afirma. “No Youtube, por exemplo, há a possibilidade de fazer uma live de um evento grande, o que não é encontrado em outras plataformas“.

A ideia, na verdade, é que com o tempo ele se torne uma alternativa aos outros serviços de streaming.