Com ativações na Times Square, Bauducco lança seu primeiro posicionamento global

Por Alana Santos

A Bauducco, marca global presente em 50 países, realiza pela primeira vez ativações ligadas ao Natal em três países das Américas simultaneamente, expandindo a tradição de inspirar e reforçar o Panettone como ícone da data, anunciando a chegada do Natal para mais e mais famílias. 

Além de ações em São Paulo e Rio de Janeiro, em locais icônicos como Avenida Paulista e Bondinho do Pão de Açúcar, a marca vai levar o clima natalino também aos seus consumidores em Lima, no Peru; e na Times Square, em Nova York. Na cidade norte-americana, Bauducco proporcionou momentos mágicos com distribuição de Panettones e um filme 3D veiculado no maior painel digital do famoso ponto turístico. A criação é assinada pela PROS.

Toda a história, que aconteceu ao mesmo tempo no Brasil, Estados Unidos e Peru, se transformou num filme integrante da campanha do Natal da Bauducco, que começa a ser veiculado nesta quinta-feira, 15 de dezembro – Dia Internacional do Panettone. Em tom emocional, a peça explora a receita protagonista do Natal, o Panettone Bauducco, como o ícone que une as pessoas mesmo a quilômetros e quilômetros de distância, porque carrega com ela o que há de mais importante: “Um sentimento chamado Família” – conceito que, pela primeira vez, alinha toda a comunicação da marca para a data – adaptado em espanhol e inglês como “El sentimiento de Familia” e “The feeling of Family”, respectivamente.

O filme ocupa o papel de mais um ponto de contato de Bauducco com o público, dessa vez internacionalmente, com a intenção de anunciar a chegada do Natal e de inspirar bons sentimentos. O roteiro foi formatado pensando em mostrar como um pedaço do Panettone, esse ícone do Natal, é capaz de encurtar distâncias, produzir memórias e nos aproximar de quem amamos“, conta Maria Claudia Mestriner, diretora de criação da PROS. 

Esse movimento global de anunciar a chegada do Natal é uma das estratégias dos ambiciosos planos de internacionalização da marca número 1 de Panettones do mundo*. Presente em 50 países, Bauducco que é líder no mercado brasileiro, segundo maior mercado consumidor per capita de Panettones do mundo, e agora encara o desafio de construir a categoria de Panettones nos Estados Unidos e nos países da América Latina, com destaque para o Peru – terceiro mercado consumidor mundial do produto, ficando apenas atrás do Brasil – e, claro, da Itália, o número um.

A Bauducco, que completa 70 anos em 2022 e que no Brasil está presente em 80%* dos lares, deu início à exportação de Panettone em 1979. “Nesses últimos 40 anos de atuação internacional, a essência empreendedora do DNA da Bauducco foi o combustível para o crescimento fora do País e hoje somos a maior fabricante de Panettones do mundo, presentes em todos os continentes, mas sempre há espaço para mais. Estamos num momento de nos desafiar a abrir e consolidar novos mercados, como marca global que somos. O Panettone é o protagonista ideal, pois simboliza toda a magia que nossas caixas amarelas contêm, elevando a conexão para além do produto”, comenta André Britto, CMO Global da Bauducco.

O filme será veiculado digitalmente, nas redes sociais e canais proprietários da marca, com abrangência nos três países. Outro passo importante para a construção da Bauducco nos EUA e nos países-foco da América Latina – Peru, Paraguai, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia – foi a ampliação das redes sociais da marca com páginas exclusivas no Instagram para cada um desses mercados. Assim, a marca se constrói globalmente, mas se comunica localmente com a linguagem e contexto específicos dos consumidores de cada país.

Bauducco escala Panettone nos Estados Unidos 

O grande movimento de Bauducco ganhou vida no maior painel 3D da Times Square, em Nova York, espaço com grandeza proporcional aos esforços de Bauducco no país. “Nos EUA, investimos de duas a três vezes mais proporcionalmente à receita em comparação ao nosso negócio do Brasil nos últimos anos. Grande parte destes investimentos aconteceu em campanhas publicitárias, em exibições e degustações nos pontos de venda e ativações natalinas em shopping centers de todo o país”, conta Erik Volavicius, diretor internacional da Bauducco.

Ficha técnica:

Campanha: “Um sentimento chamado Família” 
Cliente: Bauducco 
Agência: PROS  
Co-CEOs: Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky 
Direção de Criação: Maria Claudia Mestriner e Thiago Aranha 
Criação: Julian Akinawa e Pedro Capellão 
Roteirista: Rian Córdova 
Tráfego: Bruna Gracia 
Diretora de Conta: Cláudia Tavares  
Atendimento:  Bruna Bonafé e Fernanda Goldman 
Produção executiva: André Patrício e Mariana Campanha 
Aprovação pelo cliente: André Britto, Giovanna Zogobi, Luis Fernando Gomes, André Kieling, Erik Volavicius e Juliana Cora 
Produtora do filme: Estrangeira Filmes  
Direção de cena e fotografia: André Lorenz Michiles  
Produção Executiva: Ana Rosa Inoue  
Produção: Kathia Calil  
Composição e Mixagem: Pedro Santiago  
Montagem: Ana Valdevato  
Montador NY: Uira Vital  
Assistência de Câmera São Paulo: Guilherme Martins  
Imagens Aéreas São Paulo: Chu Jukemura  
Assistência de Câmera Rio de Janeiro: Filipe Borges  
Imagens Aéreas Rio de Janeiro: Jean Martins  
Fotografia Adicional Peru: Juan Francisco  
Produção Peru: Carmen Calderón  
Fotografia Adicional Nova York: Phillip Cardoso  
Elenco: Gabriella dos Santos, Valma Christina, Beatriz Paganini, Alexandre Apolinário

Captação Nova York 
Produtora: ONE2C 
Cinegrafista: Maurício Andrade  
Cinegrafista e Diretor: Phillip Bordonni  
Produtor: Pedro Henrique Cardoso

Produção Filme 3D veiculado na Times Square 
Produtora: Frameria 
Diretor: Fernando DJ 
Líder de Produção Executivo: Luiz Fellipe Sousa (LF) 
Diretor de Contas: Roberto Faria 
Produtores Executivos: Alexandre Canário, Gabriel Marcondes 
Agenda Coordinator: Leonardo Bruno, Gabriel Marcondes 
Diretor de CGI: Gabriel Marcondes 
Supervisor de CGI: Alexandre Canario 
concepção Artística: Gabriel Longo 
Líder Lookdev: João Sheeperson 
LookDev: João Sheeperson, Leandro Marcelino 
Modelagem: Marcel Tsuruda, João Sheeperson 
FX: Gabriel Marcondes, Milena Neres, Alexandre Canário 
Rig and Animation: Henrique Melo 
Render: Leandro Marcelino 
Composição: João Sheeperson 
Assembler: Milena Neres 
Produtora: Alterlabs

*fontes: Nielsen e Euromonitor