Clubhouse finalmente chega para dispositivos Android

Por Alana Santos

Depois de mais de um ano estando disponível apenas para o iOS, a plataforma de áudio Clubhouse está lançando seu aplicativo Android. Nesse primeiro momento ele estará disponível em versão beta no Android e apenas nos Estados Unidos.

Nosso plano nas próximas semanas é coletar feedback da comunidade, corrigir quaisquer problemas que virmos e trabalhar para adicionar alguns recursos finais, como pagamentos e criação de clubes, antes de implementá-los de forma mais ampla”, disse a empresa em seu blog.

O aplicativo Android, que a empresa diz ser o principal pedido de sua comunidade, será lançado em outros mercados de língua inglesa e no resto do mundo nos próximos dias e semanas. Usuários de fora dos Estados Unidos poderão se pré-registrar para acesso por meio da página do Clubhouse na Google Play Store, para serem notificados quando o aplicativo Android estiver disponível em sua área.

No entanto, o Clubhouse diz que a plataforma permanecerá apenas por convite por enquanto, o que significa que ainda não está aberta a qualquer pessoa, “como parte do esforço para manter o crescimento medido“, disse a empresa em um comunicado.

Apesar do acesso limitado, o Clubhouse gerou um burburinho significativo. A empresa foi avaliada recentemente em US$4 bilhões. No entanto, essa empolgação inicial significou que várias grandes empresas de tecnologia estão interessadas em lançar seus próprios recursos de áudio semelhantes. O Twitter já lançou seu próprio recurso Spaces, Discord adicionou Stage Channels, e Facebook, Spotify, Slack, LinkedIn e Reddit estão todos em diferentes estágios de adição de recursos semelhantes em seus serviços.

A empresa reconheceu em sua postagem ao anunciar o aplicativo Android que a plataforma cresceu mais rápido do que o esperado. “Isso teve suas desvantagens, pois a carga estressou nossos sistemas – causando interrupções generalizadas de servidor e falhas de notificação, e ultrapassando os limites de nossos algoritmos de descoberta inicial”, afirmou o post. “Isso nos fez mudar nosso foco para contratação, conserto e construção de empresa, em vez de reuniões da comunidade e recursos de produto que normalmente gostamos de nos concentrar”.

Com mais de um ano, o Clubhouse voltou sua atenção para atrair criadores para sua plataforma e recentemente anunciou os resultados de um programa de aceleração que o levará a financiar 50 programas de áudio.

  •  
  •  
  •  
  •