circle-loader
Escrito por
6645

A CBF lançou recentemente seu novo logotipo, que é a 15ª versão do escudo, incluindo as mudanças com as inclusões das estrelas das conquistas da Copa do Mundo.

Embora já tenha sido apresentado e esteja sendo usado nas redes sociais e publicações institucionais da entidade, o novo emblema só estreará no uniforme da seleção brasileira em março de 2020, nas eliminatórias.

Segundo a CBF, o objetivo da nova marca é a de mostrar que a entidade realiza trabalhos além dos conhecidos com as seleções brasileiras.

O novo escudo manteve boa parte de seu desenho já conhecido, com a cruz no seu centro, porém as cores foram valorizadas.

É a primeira grande mudança desde 1991, ano em que o escudo anterior foi adotado. As únicas mudanças, desde então, foram as inclusões das estrelas do tetracampeonato mundial, em 1994, e do penta, em 2002.

foto/reprodução: Globo

A tipografia do escudo foi desenvolvida por designers brasileiros da Dalton Maag. Os grafismos são inspirados na obra do artista brasileiro Athos Bulcão. Inspirado em fragmentos do formato do escudo, que sugerem festa e comemoração. A marca conta ainda com uma taglineJOGA BOLA.

Ela expressa o jogar futebol com o nosso jeito convidativo e inclusivo, do campo de várzea aos jogos da Copa do Mundo em grandes estádios. É o amor pelo jogo, pela bola. É ainda a expressão que o brasileiro usa quando identifica o craque, o bom jogador, ou seja, o que joga bola”, comentou Ana Couto, CEO da agência de Branding.


“A singularidade da marca, o que a distingue como única no mundo, é a sua brasilidade. E o futebol sempre foi a primeira e melhor brasilidade, representada pelo fair play, ousadia, disciplina, amor e empatia. Essa mudança reflete os valores que a CBF quer reforçar na sua relação com todos os seus parceiros e com a sociedade – disse o presidente da entidade, Rogério Caboclo.

As plataformas digitais da CBF, bem como materiais de escritório e ambientes físicos passam a utilizar a nova marca gradativamente. Os desdobramentos da aplicação da nova marca se estenderão até 2020, com a apresentação do novo uniforme da Seleção Brasileira, no primeiro jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2022. 

  • 3.1K
  •  
  •  
  •