Burger King pede desculpas pelo ‘Pride Whopper’

Por Alana Santos

Na semana passada, o Burger King Austria causou um rebuliço nas mídias sociais com sua campanha “Pride Whopper” que não atingiu a comunidade LGBTQ+ como pretendido.

A agência por trás da ação, Jung von Matt Donau, veio a público para pedir desculpas pelo ocorrido.

A mensagem pretendida do ‘Pride Whopper’ era espalhar amor igual e direitos iguais“, afirmou a agência Jung von Matt no LinkedIn. “Nossa maior preocupação é se ofendemos membros da comunidade LGBTQ com esta campanha . Se este for o caso, nós realmente pedimos desculpas”.

O “Pride Whopper” é uma versão do hambúrguer principal do Burger King com um toque curioso: cada pedido é servido com dois pães cobertos de gergelim ou dois pães de fundo chato de cada lado. Um porta-voz do Burger King disse ao Ad Age em um e-mail que o prato visa “destacar direitos iguais e amor igual – através de uma brincadeira com a versão tradicional do Whopper – apresentando dois pães idênticos nas duas opções do sanduíche”.

Mas alguns consumidores viram de forma diferente. Embora o sentimento dominante online expresso parecesse ser uma confusão divertida em vez de uma ofensa, ele se concentrou na impressão de que “Pride Whoppers” demonstrava um mal-entendido fundamental de como os relacionamentos queer funcionam.

O discurso no Twitter foi semelhante, com uma enxurrada de tweets perguntando se o restaurante ao menos entende como funciona e questionando se algum criativo queer foi designado para o briefing em primeiro lugar.

Nós da Jung von Matt Donau estamos orgulhosos de nossa comunidade queer dentro de nossa agência”, disse a agência. “Infelizmente, ainda erramos e não verificamos bem o suficiente com os membros da comunidade sobre as diferentes interpretações do ‘Pride Whopper’. Isso é por nossa conta.

A agência acrescentou que a campanha incluiu uma parceria com influenciadores LGBTQ+, mas que “aprendemos nossas lições e incluiremos especialistas em comunicação com a comunidade LGBTQ para trabalhos futuros, pois promover amor igual e direitos iguais ainda será uma prioridade para nós”.

O site da campanha ‘Pride Whopper’, assim como as informações do Burger King Austria, afirmam que a cadeia de restaurantes do país “serve como Parceiro Orgulhoso Oficial e Patrocinador do Orgulho de Viena 2022”, embora a extensão da parceria não seja clara.

Fonte/Créditos: AdAge.