Budweiser dará cerveja grátis ao campeão da Copa do Mundo

Por Alana Santos

A Copa do Mundo Fifa Qatar 2022 já começou e uma das principais patrocinadoras do evento teve suas ações barradas por restrições. Com uma decisão das autoridades do País, a Budweiser não poderá comercializar cerveja em todo entorno dos estádios que receberão os jogos, com exceção da versão sem álcool.

A decisão pegou de surpresa o público, e tanto as cervejas como as demais bebidas alcoólicas só podem ser comercializas na Fan Festival, espaço oficial da Fifa para receber o público que acompanha os jogos (e somente após as 19h).

Pouco tempo após a decisão das autoridades do Qatar ter sido tomada, a Budweiser chegou a fazer uma postagem classificando a medida como “estranha”, mas o post foi apagado logo em seguida. Horas depois, a marca de bebidas voltou ao Twitter para anunciar uma nova estratégia: a patrocinadora da Copa do Mundo promete fornecer um estoque de Budweiser ao país campeão do Mundial.

Segundo juristas, a decisão da Fifa poderia configurar o que se chama, no Direito, de Factum Principis – ou Fato do Príncipe – quando o governo emite uma ordem que torna o cumprimento de uma obrigação ou contrato impossível. A modalidade é considerada de força maior.

Apesar de todo alvoroço, a Fifa divulgou nas redes sociais uma nova que dizia ter tido total “compreensão” da AB Inbev em relação à decisão.

Fonte/Créditos: Meio & Mensagem.