BMW lança carro que poder trocar de cor com apenas um botão

Por Fillipe Luis

“O carro veste você, se expressa como você, não só no interior como no exterior”. Esse é o resumo feito por Cristoph Grote, vice-presidente de Eletrônica do grupo BMW ao apresentar o mais novo lançamento da montadora: um veículo que pode mudar de cor com um simples toque de um botão.

O novo iX Flow será uma versão SUV lançada pela BMW que usa a tecnologia de eletroforese, que aciona campos elétricos que recombinam partículas em uma mesma solução.  

Essa tinta eletrônica é feita sob medida para cobrir toda a superfície do veículo e contém pigmentos pretos e brancos que, quando estimulados por sinais elétricos, sobem à superfície fazendo com que ela mude de cor.  

Além do fator “design” ser decisivo para o sucesso desse carro, as condições do tempo e do clima também estão ligadas a esse novo acessório. Exemplo: em dias de muito sol, uma tonalidade branca pode refletir melhor a luz solar, e consequentemente, diminuir o aquecimento interno veículo causado pela alta temperatura.

Segundo o chefe de Design da BMW, o novo modelo faz parte do plano do grupo de investir em produtos que estimulem “todos os sentidos” do motorista. A empresa irá investir US$ 34 bilhões nesse tipo de tecnologia até 2025.