circle-loader
Escrito por
50

Não faz muito tempo que a profissão “Blogueiro” se tornou uma realidade para muitas pessoas que desejam encontrar meios de como ganhar dinheiro na Internet.

Profissão sim, porque manter um blog sempre atualizado e com conteúdo rico dá muito trabalho e leva certo tempo para que o retorno apareça.

Antes, é preciso saber que o sucesso de qualquer projeto web, seja ele um blog, um site ou uma loja virtual está atrelado a qualidade do seu conteúdo e do seu potencial de visibilidade.

Blog e sites são as mesmas coisas?

Tecnicamente podemos dizer que blogs e sites são sim as mesmas coisas, porém o que difere um de outro são as suas estruturas e principalmente seus objetivos.

Enquanto um blog tem uma estrutura de página menos complexa e menor, um site possui mais páginas e pode ter uma estrutura de navegação mais elaborada.

Por outro lado, um blog geralmente tem um apelo mais pessoal e informal e é comum ser usado como hobbie ou entretenimento. Já um site tem objetivos institucionais e um apelo mais de Negócios.

Porém, isso não é uma regra absoluta, pois tudo pode depender dos objetivos de cada usuário. Hoje em dia, blogs e sites coexistem e se complementam em um único objetivo.

Dicas (reais) de como ganhar dinheiro com um blog

Entretanto, como sabemos que muito do que se propaga pela Internet foge um pouco da realidade, neste artigo elaboramos dicas reais de como você pode começar a ganhar dinheiro com o seu blog.

Blogs são portas de entrada para uma Consultoria

Os blogs podem despertar interesse de muitas pessoas ou empresas, quando o seu criador transmite conhecimentos sólidos e úteis à sua audiência.

Dessa forma, é comum que muitos blogueiros após algum tempo passem a vender o seu conhecimento em forma de consultoria ou treinamentos.

Venda Publicidade e Product Placement

Essas são as formas mais tradicionais e comuns de ganhar dinheiro com um blog, principalmente se o seu projeto aborda algum tema específico.

Vender espaços publicitários é uma das estratégias e planos de muitos blogueiros, assim como apresentar produtos e inseri-los no contexto dos conteúdos.

Tenha o seu próprio produto

Ter o seu próprio produto é uma forma de ganhar dinheiro com o blog, mas ainda sim, uma forma pouco explorada por muitos blogueiros.

Quando falamos em produto, não precisa ser algo grandioso ou uma nova invenção. Muitos ganham dinheiro vendendo e-books, cursos ou treinamentos.

Invista em programas de afiliados

E por falar em e-books e cursos, os Programas de Afiliados são grandes fontes de renda para quem deseja vender ou revender produtos de terceiros.

Os Programas de Afiliados funcionam como “franquias” na Internet, onde outras pessoas revendem produtos em troca de uma comissão pré-estabelecida.

Por que não vender o seu conhecimento?

Se você domina um assunto e tem aquela “pegada” didática, por que não transformá-lo em um produto e então vender o seu conhecimento?

Da mesma forma que as consultorias podem surgir, também é possível criar um material rico em forma de livro ou treinamento e vendê-lo em seu blog.

O velho e bom Adsense nunca sai de moda

Quando o assunto é monetização e ganhar dinheiro na Internet com blog ou sites, uma das primeiras alternativas é o Google Adsense.

O programa de distribuição de anúncios do Google é de fácil implementação e permite que qualquer blogueiro tenha rendimentos com o seu projeto.

Como começar a ganhar dinheiro com um blog?

Para que tudo o que citamos acima acontece existe um caminho longo a ser trilhado com um blog e por isso alguns pontos importantes não podem passar despercebidos.

O segredo está no Conteúdo que você oferece

Para que um marca ou anunciante se interesse pelo seu blog é preciso ter um grande número de acessos. Ou seja, o seu blog deve ser visto como uma mídia que gere retorne para eles.

E para que isso aconteça você tem que ter muito tráfego e acesso em seu blog. E o segredo de tudo isso está na qualidade do conteúdo que você gera.

Dominar um assunto faz toda a diferença

Parece um tanto óbvio, mas muitos blogueiros ainda se aventuram por ideias e assuntos que não dominam só por questões de modismos ou pela vã ideia de que irão ter sucesso de forma fácil.

Como já frisamos antes, dominar um assunto é mais do que essencial para que as pessoas e usuários percebam a relevância do seu blog e passem a considerá-lo com um canal confiável e relevante.

Conclusão

Ganhar dinheiro com um blog é perfeitamente possível, tanto é que muitos profissionais de diversas áreas se dedicam totalmente a essa atividade e conseguem fazer disso sua fonte de renda principal.

Por fim, para que tudo isso seja verdadeiro e não seja visto como uma “lenda urbana” é preciso muita dedicação e saber que os resultados não surgem da noite para o dia.