O Baccarelli anuncia um novo ciclo de crescimento e inovação, consolidando sua liderança social e institucional com a chegada de João Almeida como diretor de Marketing e Comercial, e Eliana Vilches como gerente da área.
O movimento marca o compromisso da instituição em ampliar o impacto social, a visibilidade da marca Baccarelli e suas possibilidades de captação de recursos junto ao mercado e ao ecossistema de responsabilidade social empresarial.
Com mais de 30 anos de carreira em comunicação, marketing e negócios, incluindo passagens marcantes pela direção comercial do SBT e TV Cultura, João Almeida une sua experiência à de Eliana, executiva de trajetória consolidada em comunicação e mídia. A dupla atuou de forma integrada na TV Cultura e, agora, assume o desafio de fortalecer a presença e reputação do Baccarelli, instituição que é referência nacional em transformação social pela música e educação, com sede na maior favela do país: Heliópolis, em São Paulo.
Entre as metas prioritárias da nova diretoria está a ampliação do atendimento direto, passando das atuais 1.650 crianças e jovens de Heliópolis para um objetivo de 3 mil beneficiados, contemplando também as mil crianças que hoje aguardam em lista de espera. Para isso, João e Eliana lideram projetos inovadores de marketing e geração de receita, como a venda de naming rights para o primeiro teatro construído em uma favela brasileira (um espaço de 540 lugares que será inaugurado este ano).
O teatro, moderno e multifuncional, representa não apenas uma conquista da arte periférica, mas uma nova possibilidade para marcas que desejam se conectar de maneira autêntica com o universo ESG, diversidade e inclusão através da cultura.
“Queremos e precisamos de doações para cumprir nossos compromissos e atividades. Mas também quero que as empresas tenham lucro com isso. Por isso, estamos criando projetos de Marketing para que o Baccarelli possa expor marcas ao público”, explica João Almeida, defendendo um modelo onde o investimento social é impulsionado por excelência de gestão e benefícios mútuos para parceiros e comunidade.
Fruto do sonho do maestro Silvio Baccarelli, a organização fundada em 1996 após um incêndio que devastou Heliópolis, é hoje uma das organizações sociais mais reconhecidas do Brasil. Atua em 13 pólos educativos, incluindo escolas de música em Heliópolis e unidades dos CEUs, oferecendo formação musical, reforço escolar, alimentação, monitoramento do desempenho dos jovens e ações de cidadania em uma das regiões mais vibrantes da capital.
O Baccarelli, sob direção executiva de Edilson Ventureli desde 1998, é responsável por feitos como a criação da primeira orquestra sinfônica nascida em uma favela, um símbolo de mobilidade social e inspiração para o setor. “A música não é só um ensinamento para formar profissionais, mas um caminho de cidadania”, destaca João Almeida.
Novas frentes, como a instalação de telões de LED para mídia patrocinada na sede e parcerias estratégicas para projetos sociais, estão em andamento para transformar o potencial de consumo da periferia em valor compartilhado às marcas, em um cenário de grande visibilidade e crescente empreendedorismo local. Para o Baccarelli, investir em arte, educação e inclusão é um compromisso de futuro que, com a chegada da nova diretoria, promete gerar ainda mais resultados para o país e para as empresas que abraçam a causa.