As melhores estratégias de marketing em eSports

25 de janeiro de 2022

Por Alana Santos

Você sabia que a receita global do mercado de eSports está projetada para atingir US$ 1.7 bilhões até 2022? A taxa de crescimento anual composta, entre 2017-22, deve ser de 22,3% e a maior parte dessa receita é gerada por patrocínios. Com números como esses, o marketing de eSports se tornou uma prioridade para todo tipo de marca.

Se você não esteve fora do planeta sabe que os eSports referem-se a jogos competitivos ou videogames. E tem uma enorme base de fãs entre os millennials. De acordo com um estudo conjunto da Twitch e Neilsen, nos EUA, os fãs de eSports são extremamente leais (acompanham eSports há pelo menos quatro anos).

Marcas como Red Bull e Intel eram os únicos players nesse domínio até recentemente. Mas agora, mesmo marcas como Mercedes, Coca-Cola e Burguer King entraram no movimento do marketing de eSports, seja através de patrocínios a eventos ou até mesmo a equipes como a Ninjas in Pyjamas que é patrocinada pela Betway.

O elemento de interatividade e a baixa concorrência são os motores de interesse fundamentais. O Twitch é uma das principais plataformas de streaming para eSports e, atualmente, possui um baixo volume de anúncios. Os anúncios patrocinados têm uma alta taxa de sucesso no Twitch, pois os fãs de streaming estão mais imersos no conteúdo que assistem. O bate-papo ao vivo e o concurso aumentam ainda mais o quociente de interatividade.

Abaixo iremos abordas as estratégias que consideramos serem as melhores estratégias de marketing em eSports.

Encontre o público certo 

Você precisa entender a comunidade de eSports para poder criar um plano de marketing direcionado. Assumir que todos os fãs de eSports se enquadram na mesma categoria é absurdo. Assim como os esportes tradicionais, os eSports podem ser classificados em diversos gêneros. O público pode ser categorizado pelo tipo de jogo que gosta. Se você sabe quem deseja segmentar, pode criar conteúdo que agrade a eles. Você também poderá alcançar as equipes de eSports que são apreciadas pelo seu público-alvo. Se seus objetivos corresponderem aos da equipe que você patrocina, isso pode resultar em uma colaboração longa e mutuamente satisfatória para ambas as partes interessadas.

Faça parceria com influenciadores de eSports

Os influenciadores podem ajudá-lo a melhorar o alcance e a penetração de seus eventos e campanhas de eSports. Mas você precisa encontrar influenciadores que tenham o mesmo público que o seu e sejam ativos nas plataformas escolhidas.

Existem muitas ferramentas de marketing de influenciadores que podem ajudá-lo a restringir sua pesquisa, identificando influenciadores com as especificações certas.

Os influenciadores podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Você pode apresentar seus influenciadores parceiros em anúncios e sessões de bate-papo ao vivo.

Lance uma equipe de eSports

As equipes são grupos de jogadores que são apaixonados pelo mesmo jogo e transmitem sua jogabilidade de forma consistente.

Ao contrário da crença popular, iniciar uma equipe de eSports está ao alcance de pequenas marcas. Existem muitas grandes equipes de eSports que não receberam o devido patrocínio. Eles trabalharão com prazer para você se os termos e condições estiverem de acordo.

Se você está se perguntando o que isso significa para sua marca, deixe-nos explicar. Sempre que essas equipes transmitirem conteúdo, você receberá pontos de publicidade premium em seu fluxo. Da mesma forma, quando eles se envolvem com os fãs, você é o primeiro a fazer isso. Você pode literalmente dar os tiros e direcionar as campanhas em sua direção.

A publicidade em suas contas sociais e sites também pode ajudar a divulgar.

Promova eventos de eSports

É aconselhável que você comece em pequena escala se for um novato no nicho de eventos de eSports. Você pode visitar pubs e galerias de jogos nas proximidades para procurar empresas que possam estar interessadas em co-patrocinar eventos.

Co-patrocine um evento

Se você quiser chamar a atenção pegando carona na popularidade de um streamer de alto nível no Twitch, pode pensar em co-patrocinar um de seus eventos. A vantagem é que você obtém uma base de fãs pronta que investe profundamente no conteúdo que você patrocinará. Outra vantagem é que você cria credibilidade na plataforma, o que pode gerar mais espectadores, patrocinadores e streamers.

Foque no Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo pode ajudar a estabelecer sua marca na indústria de jogos. Blogar sobre informações valiosas sobre jogos certamente lhe renderá seguidores leais entre os aficionados de eSports. Você pode fazer com que seus influenciadores parceiros criem conteúdo exclusivo para você e o promovam por meio de seus canais.

Enquanto isso, você pode promover seu conteúdo por meio de seu site, contas sociais e anúncios in-stream. 

Avalie e revise sua estratégia

Todo o exercício do marketing de eSports é inútil se não der os resultados desejados. Portanto, faz sentido avaliar suas campanhas periodicamente. Você precisa ter expectativas realistas, especialmente se estiver associado a influenciadores e streamers menores.

O marketing de eSports é uma técnica de marketing inovadora que tem grande potencial para marcas de todos os setores e de diferentes tamanhos. Se você leva a sério esse tipo de marketing, precisa adotar a abordagem estratégica que descrevemos neste post. Armado com essas informações, você pode começar agora mesmo com o marketing de eSports.