Aprenda como fazer a brincadeira dos “gifs” com esse tutorial completo

Por Fillipe Luis

Você sabe como fazer a brincadeira dos gifs que está bombando o Facebook e engajar ainda mais a sua página? Nesse artigo feito em conjunto com a galera da mLabs iremos ensinar o passo-a-passo para vocês.

Apesar de muito simples os passos são um pouco técnicos, então é preciso segui-los com muito cuidado para dar certo. Confira:

1 – Crie o app no Face

Dentro do Facebook existe uma parte só para desenvolvedores e é ali que você pode criar um aplicativo só para esse post. Basta clicar aqui: https://developers.facebook.com/ e depois em “Criar aplicativo” caso ainda não tenha feito nenhum.

2 – Atualize o token

Esse tal token que estamos falando você consegue pegar ele dentro do próprio aplicativo que você acabou de criar. Para isso, dentro da parte de desenvolvedores mesmo, clique em “Ferramentas e suporte”, depois em “ferramentas de token de acesso” e é lá que você vai encontrar o token. Copie o código da parte “aplicativo do token” (atenção para não copiar o do usuário). Guarde esse token que ele será necessário em breve.

3 – Edite o nosso código

Agora, clique aqui no nosso código em: https://github.com/mlabssoftware/m-l-a-b-s.com/ e atualize com a url das suas imagens. Para fazer isso altere o arquivo index.php. É só clicar nessa parte e trocar para os links das imagens que você quer usar nos gifs, ok? Nesse lugar você também vai mudar o nome da sua brincadeira.

Depois de salvar, clique em “Refresh.php”. É nele que você irá colocar aquele token que falamos para você guardar no passo 2. Coloque o código que você salvou no local indicado e altere a URL que está lá para a URL da sua dinâmica.

Para finalizar, clique em “Script.sh”. Você irá alterar para a sua URL que você colocou no arquivo “Refresh.php” no passo anterior.

4 – Coloque a linha de código no CRON

Para quem não é da área de desenvolvimento, ou não está muito habituado com esse termo, o CRON nada mais é do que um agendador de tarefas do seu servidor. No CRON, você irá colocar agora a linha de código que está especificada como: * * * * * bash

http://m-l-a-b-s.com/script.sh – esse é o exemplo da mLabs. É só você trocar essa URL pela sua.

Parece complicado, não é mesmo? Mas com a ajuda vai ficar muito mais fácil! Vale a pena quebrar a cabeça um pouquinho e brincar com a sua audiência!

Dicas bônus:

  • Tente sempre colocar as imagens dos seus gifs na mesma proporção para ficar padronizado;
  • Quando alterar uma imagem, não se esqueça de alterar o nome dela também;
  • É legal você testar bastante as respostas e gifs antes de publicar para que o Facebook entenda o mecanismo e salve suas imagens em sua base;
  • Como nesse post acontece sempre muitas repetições, pode exceder o limite diário do Face (o que é muito raro de acontecer). Por isso é legal criar um app somente para essa dinâmica;
  • Não se esqueça de acompanhar sempre o processo do CRON, pois é ele que garante o funcionamento das respostas automáticas dos gifs e deve estar sempre rodando em seu servidor. Caso dê algum problema nas imagens, é nele que você precisa focar para arrumar.

Gostou? Aproveite o buzz e engaje sua página com esse tutorial completo feito pela equipe da mLabs. Quem já conseguiu fazer e quiser compartilhar com a galera mais dicas fique à vontade para deixar o link nos comentários.

  • 87
  • 1
  •  
  •