Aprenda como criar e agendar posts em 3D no Facebook

Por Alana Santos

Abril, 16


Você deve ter notado que recentemente o Facebook lançou uma nova integração com postagens 3D, permitindo que as pessoas vejam e interajam com diferentes objetos com uma perspectiva de 360º em seu feed de notícias.

As imagens 3D são instantaneamente convertidas para serem responsivas ao toque, fazendo o conteúdo “saltar da tela” e permitindo que os objetos possam ser vistos de diferentes ângulos. A funcionalidade, além de divertir e impressionar, é uma boa opção para mostrar várias perspectivas de ambientes e produtos e representa uma oportunidade inédita para as empresas que apostam no Facebook como canal para construção de sua presença online.

Pensando nisso a mLabs, plataforma para gerenciamento de redes sociais que já fazia agendamento de posts no Facebook e outras mídias, implementou em sua ferramenta a opção de agendar também esse tipo de postagem. Confira o passo a passo de como exportar esse tipo de arquivo e como fazer o agendamento dessas postagens no Facebook.

Exportando o arquivo

Passo 1

Para criar esse tipo de arquivo você precisará ter algum software de modelagem 3D no seu computador, como por exemplo o Cinema 4D ou Maya, mas caso você só queira fazer um teste simples, existe também o novo Paint 3D que já vem com o Windows 10.

Passo 2

Com seu software já instalado, crie o seu post em 3D no software de modelagem de acordo com sua preferência, mas lembre-se que seu arquivo final não pode ter mais que 3mb. Assim que finalizá-lo, basta ir até as opções de exportação no seu software 3D e exportar o arquivo com a extensão .FBX

Passo 3

Após isso você precisará fazer o download de uma das ferramentas, liberadas pelo próprio Facebook para conseguir converter este arquivo .FBX para o formato glTF.

Para isso baixe a ferramenta que corresponde ao seu sistema operacional, você pode encontrá-la neste link. Coloque a ferramenta em uma pasta juntamente com o arquivo .FBX que você salvou do seu software de modelagem 3D.

Passo 4

Assim que fizer o download e o arquivo da ferramenta estiver na mesma pasta que seu arquivo .FBX, basta arrastar o arquivo .FBX para cima do arquivo “FBX2glTF-windows-x64.exe”, e ele converterá o seu arquivo para o padrão glTF automaticamente. A ferramenta irá criar uma pasta chamada “nomedoseuarquivo_out” com 2 arquivos, um buffer.bin e outro arquivo com a extensão .gltf.

Passo 5

Arraste esses dois arquivos que foram criados para o site GLB Packer, que é o indicado pelo Facebook, e ele irá baixar um novo arquivo chamado out.glb. É esse novo arquivo que será utilizado para postar no Facebook.

Agendando um post 3D pela mLabs

Passo 1

Para fazer o agendamento da publicação utilizando a ferramenta da mLabs, o primeiro passo é fazer o login na plataforma ou criar um acesso de teste gratuito.

Passo 2

Após realizar o acesso, no menu superior da ferramenta clique em Agendar Post.

Passo 3

Na área de agendamento de post escolha a página que você deseja que a postagem seja realizada.

Passo 4

Clique no botão FOTOS/VÍDEOS e selecione o arquivo em 3D (aquele arquivo final que foi gerado antes chamado out.glb).

Passo 5

Com o arquivo selecionado clique na caixinha para selecionar a opção de que a postagem será em 360°. Deverá aparecer no lado direito da tela uma prévia da postagem.

Passo 6

Defina a data e hora da publicação, o texto de apoio que deseja, depois clique em SALVAR e pronto! Sua publicação estará agendada.

Gostou? Caso queira saber em mais detalhes como funciona a ferramenta da mlabs basta acessar esse link e realizar um cadastro de teste gratuito.