Aprenda a vender suas imagens para stock

24 de abril de 2017

Por Alana Santos

O modelo de fotografia em stock está se tornando cada vez mais popular entre os consumidores e colaboradores. Por isso há sempre uma demanda de novos trabalhos para continuar alimentando todos esses bancos de imagem.Por isso se você é fotógrafo, ilustrador ou designer essa é a sua chance de brilhar. Separamos algumas dicas de como começar a vender suas fotos para stock e o que procurar na hora de fotografar para ser interessante ao cliente. Essas dicas são um compilado das informações passadas pelo Konrad Bak e Tomasz Tulik, dois dos principais fornecedores de imagens no banco da Fotolia.

Milhões de arquivos da Fotolia, entre eles fotos, vetores e vídeos em HD, atraem a atenção diária de milhares de clientes que estão em busca de imagens adequadas e eles estão cada vez mais em busca de arquivos profissionalmente preparados. Então, como começar a vender o seu trabalho nesse mercado e ganhar dinheiro com eles? Especialmente porque a fotografia em stock é bastante específica e diferente da tradicional.

Tenha em mente que uma câmera não é igual a outra

Todo fotógrafo sabe que um bom equipamento é essencial. A qualidade das imagens deve ser o mais alto possível, e tal qualidade, apenas equipamentos de bons podem fornecer e não é sobre o fabricante, mas sobre algumas características que devem ter tais equipamentos.

“A matriz da câmera deve ter um tamanho mínimo de APS-C e não sugerimos por kits de corpo e lentes do conjunto que veio na hora da compra, geralmente porque ele não atende aos padrões atuais de fotos. Ao planejar um orçamento devemos, portanto, reservar algum dinheiro para uma câmera e, pelo menos, uma lente, e isso infelizmente é caro. É um investimento para o futuro, lembre-se que a câmera está sendo substituída a cada ano ou dois, e boas lentes ficarão com você por muito mais tempo “ – diz Tomasz Tulik.

Um conjunto configurado corretamente permitirá evitar muitas decepções na hora do clique e infelizmente não existe ainda alguma coisa como uma lente universal, então dependendo das condições em que fotografamos, será necessário diferentes tipos de lentes.

Pós-processamento, sempre é necessário?

As edições técnicas com toda a certeza diferenciam a fotografia conservada em stock da tradicional. O que conta aqui é principalmente manter os padrões: foco e qualidade no contexto de ruído de imagem, iluminação especial ou enquadramento.

“Felizmente, eu ainda faço fotos que não requerem interferência séria com programas gráficos e desde o início parecem muito boas, então faço apenas uma pequena correção aqui e ali.” – diz Konrad Bak.

O conhecimento básico de softwares gráficos é muito útil na indústria de fotografia de stock, muitas vezes, a sessão de fotos ocorre em condições climáticas diferentes, as imagens são então não iluminadas o suficiente, há diferenças nos contrastes ou a correção de fundo é indispensável. Nestes casos, é indicado um tratamento de cor delicado. No entanto, ao combinar fotos com gráficos, um conhecimento profundo de programas como o Adobe Photoshop e Lightroom é indispensável.

“Muitas vezes eu faço algumas edições em minhas obras, o que torna tudo mais mais mágico e único. A natureza das imagens também determina a abordagem para o assunto, certamente uma foto imagem comum de “estilo de vida” ficará melhor sem o pós-processamento excessivo. Imagem após o pós-processamento devem sempre ser melhores do que antes e se estiver em dúvidas sobre o resultado final é melhor voltar para o original “ – sugere Konrad Bak.

Lembre-se que cada minuto que você gasta em uma sessão de ajuste fino da iluminação do objeto ou modelo é grande tempo economizado nas edições finais.

“Antes de fazer o upload das suas imagens para o site, vale a pena realizar um teste em miniatura. Se a visualização da foto do tamanho de um selo atrair a atenção quer dizer que ela está perfeita” – diz Tomasz Tulik.

Um indicador interessante da popularidade e do avanço do processamento de imagem pode ser o stock TOP 100 fotos mais vendidas na Fotolia. Se, no entanto, o conhecimento de programas gráficos não é o seu ponto forte, vale a pena investir em um curso de pós-processamento gráfico.

Encontre seu próprio nicho

Ao fotografar ações, você deve primeiro prestar atenção ao que você quer apresentar em uma foto, que tipo de tópicos deseja focar. Certamente que para vender seu trabalho ele não podem ser oriundos de fotos acidentais, sessões devem ser realizadas de acordo com um plano pré-determinado.

“Vale a pena perguntar que temas os clientes podem procurar nas fotografias e onde mais você pode encontrar nichos que estão mal representados em termos de conteúdo gráfico de boa qualidade em um banco de imagens” – diz Konrad Bak.

Fotolia Instant

Em resposta às novas tendências que combinam o mobile, os smartphones e as mídias sociais, a Fotolia – a agência líder de ações na Europa – lançou uma nova coleção de imagens e uma aplicação criada para fotografias tiradas por celulares.

Com esta aplicação instantânea do Fotolia, disponível para o iPhone 4 e posteriores, os fornecedores podem transferir as suas fotografias diretamente do celular. Com os novos filtros e uso simples, o aplicativo permite que os usuários capturem suas imagens sem perder qualidade e resolução. As fotos da coleção Instant devem satisfazer os mesmos padrões de qualidade e estética, bem como os requisitos legais relacionados à propriedade intelectual, como todas as outras fotos vendidas no site.

A aplicação instantânea da Fotolia permite aos utilizadores carreguem facilmente fotografias digitais para o site diretamente a partir de smartphones, tornando todo o processo rápido e eficiente.

Fotógrafos de todo o mundo enviam milhares de novas imagens a Fotolia e cada imagem submetida é avaliada por qualidade e requisitos técnicos por uma equipe de editores profissionais. Se a verificação for bem-sucedida, será adicionada à base de dados da Fotolia e o autor começará a ganhar dinheiro com ela, recebendo uma comissão sobre cada imagem vendida.

Este modelo de negócio oferece soluções rentáveis ​​para fotógrafos e compradores, protege os direitos do autor e gerar uma comissão para os artistas. Quaisquer informações relativas aos requisitos para envio de fotos estão disponíveis no site.

Gostou? Você pode obter mais informações diretamente no site da Fotolia e deixe nos comentários se você achou nossa dica útil.