Após número de curtidas, Instagram agora remove a seção “seguindo” do aplicativo

Por Alana Santos

Após o Instagram remover oficialmente o número de curtidas das publicações, chegou a vez da seção “seguindo”.

Com ela era possível explorar a atividade de todas as contas que um perfil segue, como contatos que seguiram, quais fotos e vídeos curtiram e em quais postagens comentaram.

A seção já deve desaparecer para os usuários na próxima atualização do aplicativo que tem previsão para ser lançada ainda nesta semana. Assim que a mudança for implementada, ao clicar no ícone de coração no menu inferior, não haverá mais as opções “você” e “seguindo”, apenas uma página onde será exibida suas próprias atividades.

De acordo com Vishal Shah, chefe de produto da empresa, a decisão de remover a seção veio devido a missão e política do Instagram de manter seu aplicativo sempre limpo e simples. Além disso, de acordo com ele, a maioria nem sequer lembra que existe essa funcionalidade.

As pessoas nem ao menos sabem da existência dessa funcionalidade na maioria das vezes, então além de não servir com seu propósito, temos casos em que os usuários são surpreendidos negativamente ao saberem o qual expostas ficam todas suas atividades dentro da plataforma“, comentou o executivo.

Outro ponto levantado é que a seção “seguindo” acabava sendo de certa forma, um meio para que usuários stalkeassem as pessoas, sendo portanto, um meio de potencializar o bullying e relacionamentos abusivos.

Antes da decisão final, a empresa vem testando desde agosto a medida e muitos acabaram nem notando.

Apesar de utilizar a simplicidade como argumento, o Instagram parece na verdade estar buscando espaço para implementar suas novas ferramentas, que devem pesar na aplicação, como a função de compartilhamento de vídeos curtos e o lançamento do app derivado Threads.