Alternativas gratuitas para você usar quando não tiver o Photoshop instalado no computador

Por Fillipe Luis

Editar fotos online é possível em diversas plataformas disponíveis na web, que permitem realizar edições avançadas e retoques rápidos para selfies. Para te ajudar a encontrar o serviço ideal, reunimos cinco opções de ferramentas gratuitas. Os sites que listamos oferecem soluções simples para você aplicar textos estilizados, trabalhar em camadas e inserir ou até mesmo gerar filtros e efeitos similares aos do Instagram.

Há, inclusive, opções de ferramentas online que funcionam como uma alternativa ao Adobe Photoshop. Todas as opções são acessadas pela web usando o navegador de Internet do computador. Confira cinco dos melhores sites grátis para edição de foto e escolha o seu favorito.

1. iPiccy

O iPiccy é um serviço que apresenta diversas ferramentas direcionadas para usuários avançados. Entre elas, destacamos a possibilidade de clonar objetos, adicionar camadas, regular parâmetros de cores, exposição, saturação e ajuste de escalas dimensionais. Entretanto, usuários sem conhecimento técnico podem aproveitar ferramentas para retirar manchas da pele, aplicar filtros, desenhos com pincel e bordas em fotos para rede sociais.

2. Fotor

Direcionado para usuários comuns, o Fotor traz três opções para edições em imagens em sua tela inicial: editar, colagem e design. Contando com interface intuitiva, todas as ferramentas oferecidas pela plataforma contam com menus auto explicativos, garantindo assim toda a facilidade de operação aos usuários.

A tela de edição permite adicionar filtros e conta com recursos rápidos de embelezamento para selfies. Além disso, há opções para escrever textos com fontes estilizadas, adicionar bordas e adesivos em fotos para redes sociais.

O Fotor permite acesso gratuito para diversas funcionalidades. No entanto, para usar todos os recursos da plataforma, usuários precisam assinar a versão premium com pagamentos mensais ou anuais.

3. Photopea

O Photopea é a opção que mais se aproxima visual e tecnicamente do Photoshop. Com funcionalidades totalmente inspiradas no programa de edição da Adobe, essa ferramenta se destaca por replicar recursos avançados, entre eles a remoção de manchas, a possibilidade de trabalhar com camadas, clonar regiões da imagem, trabalhar com filtros e regular parâmetros avançados das imagens.

O serviço permite salvar arquivos em diversos formatos prontos para compartilhamento para web e traz a opção de salvar o projeto no formato do Photoshop. Sendo assim, o Photopea é uma ferramenta indicada como uma alternativa aos softwares mais avançados. É recomendado usá-lo apenas se você tem algum conhecimento técnico em edição de imagens.

4. BeFunky

Befunky é uma opção interessante para pessoas com pouco familiaridade com editores de imagens. Ele permite carregar arquivos do PC e abrir a webcam para fazer uma nova foto.

A tela de edição traz ajustes automáticos e regulagens manuais. Como destaque, há parâmetros para exposição, modo de embelezamento de selfies, retoques para pele perfeita, filtros diversos, um modo de conversão artística e a opção de escrever frases com fontes estilizadas. Os arquivos editados podem ser compartilhados no Facebook ou salvos no Dropbox ou no Google Drive.

O BeFunk permite usar gratuitamente muitas ferramentas. Mas a totalidade de possibilidade de edição é oferecida apenas para usuários premium. O serviço possui planos para assinaturas anuais e mensais.

5. Pixlr

Assim como o Photopea, o Pixlr também possui interface e funcionalidades inspiradas no Adobe Photoshop. Desenvolvidos para pessoas com conhecimentos avançados, essa ferramenta é uma excelente opção para trabalhar com imagens de boa resolução, pois elas aceitam edições mais agressivas.

Usuários podem importar imagens do computador, da web ou criar um arquivo em branco para adicionar desenhos e outras edições. Destaque para as opções de filtros, ajustes em parâmetros avançados da imagem, a possibilidade de trabalhar com camadas e usar o redimensionamento de imagens. Arquivos editados são salvos em JPEG, PNG, TIFF e no formato do editor, o PXD.

Para usuários comuns, os desenvolvedores oferecem o Pixlr Express. Essa versão, além de totalmente gratuita, traz uma interface mais convidativa e funções mais simples. Ela permite adicionar ajuste rápido em cores, inserir filtros, camadas com imagens sugeridas, bordas, adesivos e frases com fontes estilizadas. O arquivo editado é salvo apenas em JPEG. Para usar todas as funções do Pixlr Pro, usuários precisam assinar um plano mensal premium.