Álbum de figurinhas conta a história de jogadores que estão no Qatar e já foram vítimas de racismo

Por Alana Santos

Apesar de vivermos em uma sociedade em que 56% da população é negra, o número de discriminação pela cor de pele continua crescendo.

No ano passado foram registradas mais de 50 denúncias e, só no futebol, a alta de casos de racismo foi de 106% (em 2020, foram registrados 31, contra 64 de 2021). Já este ano, de acordo o relatório anual do Observatório de Discriminação Racial, até agosto os casos de racismo no futebol brasileiro já chagavam aos 64.

Infelizmente esses casos ainda acontecem dentro e fora do campo porque ainda vivemos em uma sociedade racista, homofóbica e violenta em que a chamada minoria ainda sofre abordagens discriminatórias, humilhações a até acusações sem sentido.

Então nada melhor do que aproveitar a febre das figurinhas e o fato do futebol ser uma paixão mundial para auxiliar no combate de algo tão presente no nosso dia a dia dentro e fora dos campos. E, é justamente este o objetivo da Universidade Zumbi dos Palmares ao lançar um álbum de figurinhas contando a história e o legado de 62 jogadores que já foram alvo de racismo dentro dos campos de futebol.

O álbum antirracista trará os jogadores que sofreram racismo nas mesmas posições que o álbum original, mas todo o seu design terá um tom intervencionista, trazendo as conquistas e feitos desses jogadores para que o racismo não seja capaz de apagar suas trajetórias. Na página final, haverá um QR code que irá direcionar para um site onde uma petição irá ‘pressionar’ a FIFA a banir os países em que acontecerem atos racistas da próxima Copa.

Para o Prof. Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares este álbum é mais que falar dos casos de racismo que já estão na mídia, é uma maneira de enaltecer as conquistas dos jogadores que fizeram e seguem escrevendo sua história no futebol.

Na página https://albumantirracista.com.br/, será possível fazer o download da versão digital do álbum.

#AlbumAntirracista

FICHA TÉCNICA – ALBUM ANTIRRACISTA

MARCA: Universidade Zumbi dos Palmares

CAMPANHA: Álbum Antirracista

AGÊNCIA: Grey Brasil

APROVADO POR: Reitor José Vicente

GREY

CEO: Luciana Rodrigues

Diretor Executivo de Criação: João Caetano Brasil

Head de Estratégia e Dados: Mariana Pagano

Head de Negócios: Priscilla Teles

Head de Produção: Regiani Pettinelli

Head de Mídia: Marcelo Carvalhaes

Head de PR: Silvana Inácio

Diretor de Criação: Tomás Corrêa, Paula Esteves

Diretora de Mídia: Camila Mercadante

Diretor de Estratégia: Gustavo Dornelles

Supervisora de negócios: Bianca Araujo

Criação: Caio Kochenborger, Jonas Soares, Lucas Nakano, Eduarda Vidaurre

Conteúdo: Gabriella Batista, Bruno Borghi

Produtores: Otávio Veras e Ricardo Barbin

PRODUTORAS

Fotografia: João Barros

Produção Gráfica: deAaz Produções

Tratamento de Imagem: Dudu, Newon Design

Gráfica + Acabamento: P+E Galeria Digitsl