Afinal, quem criou a famosa Comic Sans?

20 de abril de 2018

Por Alana Santos

Verdade seja dita, você pelo menos alguma vez já falou mal da tão conhecida Comic Sans.

Porém, uma das únicas opções tradicionais mais “bem humoradas” de letras nativas do Windows tem sua razão de existir e seu criador conta um pouco sobre a história dela.

Vincent Connare tem atualmente 56 anos, é tipógrafo e trabalhava na Microsoft em 1993, quando pediram sua contribuição para criar novas fontes e ele foi o responsável pela fonte mais amada e odiada do mundo: a Comic Sans. Inspirada nas revistas em quadrinhos, a fonte levou 3 dias para ser criada e estreou no Windows 95.

Em uma entrevista ao “Guardian”, Vincent declarou que a Comic é uma fonte que é a resposta a uma pergunta:

“Tudo o que eu já fiz é uma solução para o problema de alguém.”

E ainda declara: “Se você ama a Comic Sans, você não sabe muito sobre tipografia; e se você odeia, você realmente não sabe nada sobre tipografia”.

A ideia inicial é que a fonte fosse diferente de tudo o que as pessoas estavam acostumadas na época, fugindo do padrão “quadrado” que existia. Ao contrário do que todos imaginam, no ano de lançamento ela foi um grande sucesso estando presente em tudo, desde placas de rua até embalagens de pão. Porém ao mesmo tempo em que ganhava popularidade um grupo de designers começou um movimento contra o uso da Comic Sans.

No inicio esse movimento contra a fonte era engraçado, havia muitas piadas envolvidas e todos se divertiam, porém isso foi virando uma bola de neve até chegar nessa grande disputa que conhecemos hoje. Confira um vídeo (em inglês) que explica com detalhes a criação:

 

E você? Faz parte do time que ama ou odeia? Deixe sua opinião nos comentários.