Adobe recria tipografias que foram perdidas em Bauhaus

25 de julho de 2018

Por Fillipe Luis

Para quem não conhece, Bauhaus foi uma das escolas de artes mais importantes da história fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, na Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial em conceito único de arte. Os estudo feitos por essa instituição revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas. Originando o famoso “menos é mais” que você encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple .

Com o objetivo de reviver alguns dos grandes trabalhos que foram descontinuados em Bauhaus, a Adobe lançou o projeto Hidden Treasures, que pretende trazer ao mundo digital cinco fontes tipográficas inspiradas em desenhos originais de cinco mestres da escola: Joost Schmidt, Xanti Schawinsky, Reinhold Rossig, Calr Marx e Alfred Arndt.

Confira o vídeo da campanha:

A empresa, em parceria com a Bauhaus Dessau Foundation, selecionou cinco estudantes de design para recriarem as fontes tipográficas com base nos materiais históricos encontrados nos arquivos da escola. Liderado pelo designer especialista em tipografia Erik Spiekermann, o projeto já disponibilizou duas das cinco tipografias, uma inspirada em ideias de Schmidt, e outra de Schawinsky.

Uma das versões redesenhadas, a fonte Xants, será refeita pela designer brasileira Flavia Zimbardi com base em apenas seis letras encontradas nos arquivos da escola alemã.

Eventualmente, as cinco fontes serão concluídas e disponibilizadas aos usuários da Creative Cloud da Adobe. Para saber mais detalhes acesse o hotsite da campanha.