Adobe lança coleção de fotos “livre de estereótipos” para seu banco de imagens

Por Alana Santos

A Adobe lançou recentemente a primeira coleção de banco de imagens com fotos que mostram a cara das brasileiras, sejam elas negras, gordas ou homossexuais, são retratadas de forma livre de estereótipos, com o propósito de ser uma ferramenta que faça com que essas mulheres deixem de ser invisíveis na publicidade.

Ao todo a coleção conta com mais de 100 imagens criadas pela 65|100 em parceria com a CatsuStreet. As imagens estão disponíveis para compra na Fotolia e Adobe Stock e toda a renda gerada com a venda será revertida para a expansão do banco de imagens.

Em uma pesquisa realizada, descobriu-se que em média 65% das mulheres brasileiras não conseguem se identificar com as modelos utilizadas na publicidade, isso porque a maioria segue o esteriótipo americano e europeu e mesmo aquelas cujo o objetivo é se aproxima das brasileiras, possuem a visão de outros países e não o da nossa própria população.

Além disso, a pesquisa também revelou que a causa trans e homossexual também são pouco retratadas e que a maioria das marcas tentam apenas incluir, mas não se aproximar desse público, o que causa uma discriminação de uma maneira ou de outra.

Através dos resultados da pesquisa, a Adobe decidiu criar esse projeto para tentar combater esse preconceito existente. É possível realizar a compra das imagens através da Fotolia, ou contribuir para o projeto por meio da Adobe Stock.

Gostou? Deixe nos comentários se você concorda que existe uma certa diferenciação na publicidade e se esse projeto realmente poderá ajudar.