Adobe divulga seu novo software de pintura digital: o Fresco

Por Alana Santos

O ato de desenhar muitas vezes é a primeira maneira que qualquer ser humano encontra para se expressar. Seja uma pintura, filme, escultura, prédio, quase tudo começa com um desenho.

Hoje, mais do que nunca, o desenho vem ganhando espaço no mundo criativo. Antes o que era feito simplesmente com lápis e papel, vem dando espaço para o uso de ferramentas mais sofisticadas. Foi pensando nisso que a Adobe desenvolveu seu novo software: o Fresco.

Apesar do nome engraçado, o Adobe Fresco promete ser um grande aliado para os artistas digitais. Confira o vídeo com mais detalhes:

O nome foi escolhido em homenagem a fresco, uma técnica de pintura utilizada a séculos. Nela o artista espalha uma camada de gesso em uma superfície e então, enquanto o gesso ainda está molhado, pinta a imagem usando uma mistura simples de pigmento e água. Uma reação química liga o pigmento ao gesso ainda molhado e a imagem se torna parte da parede.

A ferramenta foi desenvolvida especialmente para o iPad (com versões para outros dispositivos baseados em stylus e toque). Além disso, os cientistas da Adobe estudaram a química de pigmentos comuns do mundo real, como cobalto e ocre, analisaram a física de como as aquarelas são absorvidas em papel espesso de algodão e examinaram as maneiras pelas quais um corte espesso de tinta a óleo seca para dar dimensão a uma pintura.

O resultado é o Live Brushes, que usa a inteligência artificial do Adobe Sensei para recriar o comportamento de óleos e aquarelas de uma forma realista.

Você poderá utilizar todos os seus pincéis favoritos do Photoshop diretamente no Fresco e ter acesso a milhares de pincéis adicionais criados pelo famoso fabricante de pincel digital Kyle Webster. O Fresco inclui pincéis vetoriais, que criam linhas e formas limpas, nítidas e infinitamente escalonáveis. Você pode até criar seu próprio pincel usando o Adobe Capture.

Ele inclui ferramentas de nível profissional como camadas, mascaramento e seleção em um espaço de trabalho personalizado, possui compatibilidade com o Adobe Photoshop, permitindo que você mova seus desenhos entre os aplicativos e também suporta exportação para PDF para edição no Adobe Illustrator.

Para experimentar o Fresco antes do lançamento, a Adobe está adicionando usuários de testes antes do pré-lançamento e você pode se inscrever aqui para ser um deles.