Você provavelmente já utilizou a famosa folha sulfite pelo menos uma vez em sua vida e se trabalha na área da comunicação sabe como ninguém que ela tem uma medida curiosa de 21 x 29,7cm. Mas alguma vez já se perguntou de porquê não 21 x 29 cm ou 20 x 30 cm?

Uma folha sulfite de tamanho A4 é exatamente a metade de uma A3, que é metade de uma A2, que é metade de uma A1, que por fim é metade de uma A0.

Mas quem inventou o tamanho A0?

A grande resposta é ninguém! O tamanho da A0 não surgiu do nada da cabeça de alguma pessoa, mas tem a medida exata da área de um metro como medida. Uma curiosidade: 1m² foi definido como uma fração da circunferência da Terra.

Porém como vocês sabem o formato da folha não é quadrada e sim retangular e nós também iremos explicar isso. O comprimento dos lados é calculado para que, toda a vez que se dobre a folha no meio, obtenha duas metades iguais, tendo essas metades exatamente a mesma proporção da folha antiga, entendeu? Veja a imagem abaixo para exemplificar melhor:

Foi por meio da necessidade de reproduzir informação em diferentes tamanhos que surgiram os papéis de A0 a A5, pensados para manter a mesma razão entre os lados toda a vez que você precisasse aumentar ou diminuir algo.

Caso você seja muito perfeccionista, vai notar que toda vez que dividir a folha ao meio, o lado maior se tornará o menor e sempre irá perder alguns milímetros. Para contornar isso, foi criado uma única proporção possível para que a relação entre os tamanhos seja sempre a mesma.

Por exemplo: Na folha A4, o lado menor (21 cm) vezes raiz de 2 (1,4142) vai ter como resultado 29,6982 e então basta arredondar pra dar aquela ajudinha e chegamos na tão conhecida medida de 29,7 cm. Isso mostra mais uma vez o quanto o campo da matemática é mais complicado do que parece e muito mais rico do que imaginamos.

Gostou? Deixe nos comentários se você já sabia dessa curiosidade e o que achou.

Deixe seu comentário