A importância de um bom logo para um negócio durante a pandemia

Por Alana Santos

Ultimamente, devido a quarentena causada pelo novo Coronavírus, muitos comércios tiveram que se adaptar e migrar para o digital, evitando desta maneira fechar as portas.

Quando o negócio é desenvolvido desde o começo pensando também no digital isso não é um obstáculo, porém sem uma boa base muitas mudanças precisam ser realizadas até que os serviços possam ser oferecidos também online.

É claro que um bom site é a base para tudo isso,afinal é nele que seus clientes irão conhecer e comprar seus produtos, além dele ser a cara do seu negócio.

Porém, antes de sair criando um site já de cara é preciso criar um logo que represente sua marca, é a partir dele que você terá as diretrizes de como prosseguir.

Há muitos elementos que entram na construção da identidade visual da marca, mas um dos aspectos mais importantes é o seu logo. Com ele você dirá aos seus clientes se a empresa é mais despojada ou corporativa, o seguimento do negócio, qual o público-alvo, entre outras coisas.

Um bom logo deve ser:

  • Simples: A frase “menos é mais” nunca foi mais apropriada.
  • Versátil: Você deve ter um logo que fique sempre bem, onde quer que seja colocado.
  • Atemporal: Você deve se perguntar, “Daqui a 10 anos ainda vai parecer impressionante?”
  • Alinhado: A fonte, as cores e o design, todos devem estar alinhados com as diretrizes do seu  branding. Pense no seu logo como a representação visual da sua marca.
  • Único e inesquecível: Um excelente logo incorpora elementos únicos sem ficar exagerado ou muito complicado.

Principalmente nos tempos atuais de crise, não são todas as empresas que possuem um recurso extra para contratar um designer profissional ou pagar milhares de reais por uma identidade visual.

Antes era comum as empresas investirem muito dinheiro  contratando uma agência de design para criar seu logo, mas hoje, cada vez mais as pessoas podem criar seu próprio logo, sem complicações, graças a uma imensa diversidade de ferramentas online

Foi pensando nessa necessidade que a Wix lançou um criador de logo. Com ele você consegue gerar um logo sem precisar entender muito de ferramentas de edição ou conceitos de design.

Para começar basta responder algumas perguntas como: o nome da sua marca, seu ramo de negócios, e os adjetivos que descrevem seu estilo. Baseado nas suas respostas, o algoritmo irá gerar um leque de opções de visual para seu futuro logo, então você escolhe o que mais gosta e pode começar a personalizar.

Ao se deparar com as opções geradas talvez venha também algumas dúvidas sobre qual deles melhor representa sua marca, por isso uma boa dica é fazer uma boa pesquisa de mercado antes de começar, deste modo você terá uma noção básica daquilo que procura.

Além disso, ter uma breve ideia das cores e fontes que você pretende utilizar também facilitará e muito todo o processo.

Tenha em mente que as cores provocam emoções diferentes nas pessoas. Por exemplo, o azul provoca uma sensação de confiabilidade, seriedade e profissionalismo, o branco transmite uma sensação de simplicidade, clareza e pureza, o amarelo alegria e assim por diante.

O mesmo se aplica para a escolha da fonte. Sua fonte deve comunicar de forma correta as qualidades da sua marca, além de precisar ser versátil e legível.

Outra dica é ficar de olho nas tendências. De um modo geral, estamos passando por um movimento que se direciona para designs mais simples que funcionam em praticamente qualquer contexto que você queira usá-los, desde um anúncio em outdoor até um cartão de visita. Sem falar que é extremamente importante que seu logo possa ser utilizado em mídias digitais e tenha fácil leitura e reconhecimento em telas pequenas, como em um celular, por exemplo.

Por fim, uma vez que você tenha todos os seus elementos decididos (nome, tagline, ícone, fonte e cores) é imprescindível que eles estejam bem equilibrados entre si.

Apesar de não haver regras geral sobre isso, o ideal é alinhar todos os seus elementos na mesma direção, à esquerda, ao centro ou à direita. Lembre-se, seu design e conteúdo devem ser uma coisa só e não diversas mini coisinhas separadas.

A criação do logo é gratuita, porém para baixar os arquivos editáveis e em alta resolução é necessário pagar um certo valor.

O ideal é que, ao todo, seu logo seja suficientemente simples de modo que os clientes possam se lembrar dele mesmo depois de uma olhada rápida. 

Vale lembrar que a ferramenta não precisa ser utilizada apenas para uso pessoal, você também pode utilizá-la para criar logos para seus clientes de maneira rápida e prática.

Depois que criou seu logo, você pode ainda desenvolver um site incrível na Wix e usá-lo em seu site. Além disso, você também pode imprimi-lo em diferentes materiais para seu negócio, como em cartões de visita, artes para escritório, produtos promocionais (por exemplo: canetas, canecas, camisetas e etc). Você pode compartilhar sua identidade visual em redes sociais e até mesmo utilizá-la em anúncios (desde publicidade virtual, até a impressa – podendo ser utilizada um uma mini-revista até em grandes outdoors).

Para ter mais informações sobre a ferramenta basta acessar o site do Criador de Logo da Wix através deste link.