Outubro marcou o início da reta final do ano para o varejo, com uma preparação intensa para as principais datas comemorativas, como a Black Friday e o Natal. Um levantamento, baseado na atividade de 200 grandes marcas, registrou um aumento de mais de 40% no upload de materiais de marketing em outubro, comparado aos meses anteriores.
O levantamento, realizado pela Deskfy, plataforma de gestão de processos de marketing, mostra a intensa preparação dos times para as campanhas de fim de ano. Neste período, marcas e franquias intensificam a produção e distribuição de materiais promocionais, buscando uma comunicação alinhada e eficiente para os momentos de pico.
Para Victor Dellorto, CEO da Deskfy, o avanço revela como a estratégia como centro da operação do marketing tem se tornado peça-chave para manter a consistência das campanhas em larga escala.
“Quando falamos de varejo nacional, estamos falando de milhares de materiais que precisam chegar nas lojas próprias ou parceiras, no momento certo, e sempre respeitando a identidade da marca. As equipes ganham previsibilidade, controle e eficiência na distribuição, garantindo que a campanha seja executada com consistência em cada loja”, afirma Dellorto.
O movimento de preparação intensa também é refletido na ponta. Em outubro, a plataforma registrou mais de 11 mil lojas ativamente engajadas. Na prática, isso significa milhares de pontos de venda utilizando os materiais disponibilizados pelas marcas para garantir campanhas alinhadas durante o período de maior fluxo. Já o engajamento das equipes locais também cresceu. A leitura de comunicados dentro da plataforma aumentou 20% em relação a outubro do ano passado, indicando maior atenção das equipes às orientações e à execução das ações de campanha.
Em um cenário de alta complexidade operacional e grande pressão por resultados nas principais datas do varejo, os números reforçam a tendência que times de marketing que contam com processos estruturados e consistentes conseguem ganhar agilidade, garantir consistência e entregar campanhas mais eficientes.
