Séries que todo publicitário deveria assistir

Serviços de streaming de vídeos além de ser o futuro do entretenimento digital, nos possibilita o acesso facilitado a diversos formatos cinematográficos diferentes. As amados e desejados séries, são alvos de maratonas binge-watching.

Há séries de todos os temas inspiradas em todos os cenários e situações possíveis: dramáticas, engraçadas, ficcionistas, biográficas e também existem aquelas que acompanham a vida de um determinado grupo de profissinais: médicos (como em Dr House e Greys Anatomy), bombeiros (Chigago Fire), advogados (Suits, Better Call Saul e How to Get Away with a Murder) e claro publicitários!

Hoje traremos nesta lista as séries que você publicitário não pode perder:

1 – Crazy Ones

O programa conta o dia a dia de uma agência situada em Chicago – USA de uma maneira descontraída e sarcástica. Alguns temas e situações rotineiras da vida de um publicitário são obviamente aumentadas com o intuito de se criar situações interessantes dentro da dinâmica da serie, mas nada que comprometa severamente a experiência dos expectadores.

Vale muito a pena. Por ser uma daquelas curtinhas (apenas uma temporada, 22 episódios de 20 minutos), o seriado acabou sendo cancelado pela pouca audiência, mas merece uma oportunidade na sua lista, afinal de contas é oficialmente o último trabalho do genial Robin Williams (falecido em 2014).

2 – Sillicon Valley

OK. Esta não é uma série sobre publicitários, o que pode subverter a ideia inicial desta lista, mas eu prometo que valerá a pena.

Afinal de contas Sillicon Valley (comédia produzida pela HBO), nos leva a acompanhar o dia a dia de jovens inovadores que trabalharam em uma incubadora de startups no próprio Vale do Silício. Claro é tudo levado com muito bom humor, mas este seriado não pode ser subestimado e provavelmente te ensinará algo, mesmo que seja de maneira indireta.

*A cada dia que passa as agências de publicidade precisam e são mais parecidas com o que tem se tornando as startups, logo sillicon valley indiretamente trata do futuro das próprias agências (ou não, assista e tire suas próprias conclusões)

3 – Trust Me

Trust Me descreve o universo de uma famosa agência de publicidade RGM, de Chicago. Os protagonistas são os amigos Mason e Conner, diretor de arte e redator, respectivamente.

A mais procedural de todas as citadas até aqui, Trust Me, se propõe a mostrar o dia a dia de cada job, cada cliente, os desafios para se ganhar e manter as contas, o relacionamento e rivalidade entre as áreas dentro de uma agência e entre agências concorrentes.

É uma ótima pedida para quem pensa em cursar publicidade, ou para quem está começando, se inspirar ou se identificar com algum dos personagens pode ser um sinal de afinidade com uma área ou outra (obviamente você não vai levar apenas a série para tomar suas decisões, mas no começo qualquer ajuda é bem vinda)

4 – Newsroom

Mais uma que foge a regra de “seriados inspirado no dia a dia de publicitários”, está nessa lista, afinal de contas se pensarmos de uma maneira macro, estamos na área de comunicação e essa é a essência de newsroom, a relação ética x censura x liberdade de expressão em tempos do politicamente correto, e diferentes correntes de interesse e força.

É importante ver para se inspirar no que tange coragem, autenticidade e personalidade.

Vale ressaltar também a fantástica atuação de Jeff Daniels, em um drama real e complexo, muito diferente do papel que o consagrou (ele foi o Debi, no clássico “Debi e Loide)

5 – Mad Men

Eu sei, eu sei é clichê, você já deve ter ouvido de muitos colegas de sala, professores, visto em dezenas de artigos e sites, que Mad Men é o melhor seriado sobre publicidade de todos os tempos.

E o que tenho a dizer? Todos estão certos! Mad Men é fantástico e precisa ser visto por você.

Esta premiada série, nos leva para Avenida Madison em Nova York, nos anos 60 e nos apresenta para Don Draper , Peggy Olson, Pete Campbell, Roger Sterling e tantos outros personagens que vivem uma vida repleta de todo glamour que o auge da publicidade poderia proporcionar, junto dos desafios que a produção e desenvolvimento de bons trabalhos sempre cobrará. É envolvente e empolgante ou simplesmente interessante (principalmente para iniciantes), assistir e se identificar com as noites viradas, com as ruas sem saídas nos momentos de bloqueio criativo, com as vitórias de trabalhos aprovados e concorrências vencidas.

E então, gostou das dicas? Conhece algum seriado ligado a publicidade que vale a pena ser recomendado? Continue o ciclo de recomendações nos comentários e enriqueça o post.

23 anos, estudante de Publicidade e Propaganda e Técnico em Informática com Habilitação em Desenvolvimento de Sistemas. Palestrante nas áreas de social media e empreendedorismo digital e fundador do maior portal de comunicação do Brasil, os Publicitários Criativos.