circle-loader
Escrito por
76

Para aqueles que trabalham com criação ou qualquer outra vertente da área, sabem o quanto é importante se manter inspirado e com boas referências para que o fluxo de trabalho aconteça naturalmente.

Sabendo disso resolvemos trazer pra vocês, em parceria com a galera da Fotolia, 5 dicas para manter a inspiração nos seus trabalhos, confira:

1 – Estude as tendências

Por mais óbvio que essa dica possa parecer a maioria dos profissionais ignoram essa etapa. Antes de começar qualquer job é essencial ver o que já foi feito, qual tendência está sendo seguida, ou seja, estudar aquele segmento antes de sair criando. Não tenha medo de exagerar nas referências visuais. Elas fortalecem o conhecimento e ajuda o cérebro a criar coisas novas.

2 – Consulte outras pessoas

Outra maneira bacana de encontrar inspiração é falar com outras pessoas. Sim! Pode parecer bobo, mas a troca de ideias ajuda a explorar novos caminhos, fazendo com que talvez você encontre soluções nas quais você ainda não tinha pensado. A famosa pausa para o café pode fazer maravilhas com para sua inspiração.

3 – Ajude outros profissionais

Não tenha a mente fechada e não acredite que todos ao seu redor são concorrentes diretos seu. Uma das maneiras de de se manter inspirado é compartilhar e colaborar com outros profissionais. A trocar conhecimento ajuda a entender e aprender outras formas de criar e além de te ajudar com novas técnicas e desafios você também estará ajudando o outro profissional de modo que os dois saem ganhando.

4 – Crie sua pasta de favoritos particular

Assim como ver outros trabalhos de outros profissionais te ajudam a ter aquele gatilho na hora de criar, fazer coleções de ideias acaba sendo um caminho para se manter inspirado. Se você está procurando referências para um novo poster, guarde tudo que você ver, pois dessa forma em algum momento ele será útil novamente. Pense nisso como um algum de fotos, você guarda todas as suas recordações nele e quando precisar de uma forcinha para se lembrar basta abrir e rever.

5 – Faça anotações

Outra boa prática é anotar tudo que você achar interessante. Se estiver na rua e ver um letreiro diferente, tire uma foto, por exemplo. Assim como um diário, essas lembranças e momentos de criatividade que em algum momento irão te ajudar, tal como as coleções de ideias. Torne isso uma rotina no seu dia e você verá diferença nos seus trabalhos.

Dica Bônus: Outro jeito interessante de acabar com o bloqueio criativo é acessando o banco de imagens Fotolia e pesquisando sobre recursos visuais referentes ao segmento do seu cliente.

Gostou? Deixe nos comentários como você faz para se manter inspirado.