A imagens perfeitas são extremamente importantes na construção de qualquer projeto, seja ele um app, um post em redes sociais ou qualquer outro job. Porém o que pouco se fala é de que essas imagens precisam ser otimizadas para que o resultado alcance o 100%. Separamos 9 dicas essenciais para todos aqueles que desejam aproveitar ao máximo o potencial desse recurso.

Por que otimizar?

Por mais que esse seja uma tarefa trabalhosa e cansativa, se o seu objetivo for o de aumentar a quantidade de acessos em seu site, ela é imprescindível. Além de fazer o uso de um banco de imagens, como a Fotolia, para que todos os seus recursos visuais tenham boa qualidade e sejam atrativos a otimização das mesmas é o segundo passo para o sucesso.

Você sabia que de acordo com algumas pesquisas mais de 25% de todo o tráfego dos sites vem através da Google Imagens? Em alguns casos as pesquisas através dessa fonte são maiores do que de todos os outros mecanismos juntos. Pensando assim vale a pena mesmo investir um certo tempo em otimização.

 

Copyrights

Essa palavra da um arrepio da espinha de muitas pessoas. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, ele não mais é do que os direitos autorais sobre a imagem.

Nunca utilize imagens que não sejam de sua autoria ou que você não tenha permissão para usá-las. Essas permissões podem vir de diversos formatos, como a compra da imagem direto com o autor, assinatura de um banco de imagens como a Fotolia, ou até mesmo tendo o direito cedido pelo fotógrafo.

Utilizar imagens que estão dentro das “normas” é essencial para evitar problemas com a lei.

 

Capriche nos nomes

Nada de utilizar aqueles nomes que vem direto dos downloads como 54647689078635343.jpg ou imagem4958.png. Esse tipo de nomenclatura não é amigável e perde a relevância no momento de se posicionar em um buscado.

Use e abuse das palavras chaves dentro dos nomes, mas sem deixar o nome gigantesco, utilize sempre letras minúsculas e hífen (-) para a separação das palavras.

Por exemplo, se você está criando uma postagem sobre um restaurante utilize as palavras chaves daquele texto, como:

  • melhores-comidas
  • restaurante-5-estrelas
  • gourmet-restaurante-sp

O nome que você coloca irá ajudar no seu ranqueamento.

Fique de olho no peso das imagens

A maioria já tem conhecimento que o tamanho é um fator que pode ajudar ou trabalhar na questão do peso da sua imagem. Quanto mais pesada ela for, mas interferirá no carregamento da sua página e ninguém gosta de sites lentos.

Existem vários recursos que podem te auxiliar nesta questão, como abrir e salvar a imagem em um tamanho diferente utilizando o Photoshop, plugins para aqueles que utilizam WordPress, selecionar um tamanho menor nos bancos de imagem, ou até mesmo utilizar alguns compressores que são disponibilizados na internet.

 

A posição da imagem na publicação

Essa pouquíssimas pessoas sabem: quanto mais próximo uma imagem estiver do início do artigo em seu site, melhor ele será posicionado nos mecanismos de busca.

Imagine que você entra em um site que está falando sobre bolos, se no início do artigo não tiver a foto de um bolo você já fica meio desconfiado não é mesmo? Se isso ocorre com nós, dentro das buscas é a mesma coisa, mas porquê isso acontece?

A Google, por exemplo, costuma fazer uma “leitura” da página para determinar  relevância daquele conteúdo, porém em sites pequenos e pouco conhecidos é comum que essa checagem não seja completa, ou seja, eles verificam apenas o começo, por isso a importância de ter pelo menos uma imagem principal no topo do artigo.

Deixe seu comentário