Quem nunca quis viver apenas de freela? Viajar quando quiser, trabalhar de qualquer lugar do mundo com seus próprios horários? Se essa é a sua vontade ou realidade, separamos 5 dicas imperdíveis de como você pode viver com a renda de seus jobs.

Trabalhar de casa é como um sonho para aqueles que já estão cansados do escritório e de suas próprias rotinas. Entretanto não são todos que se adaptam bem a esse estilo de trabalho. O que antes era um sonho, pode acabar tornando-se um pesadelo da produtividade. Compilamos uma lista de como deixar a procrastinação de lado e colocar a mão na massa trabalhando remotamente.

Modern designer sitting in front of computer and working in office

1 – Comece o seu dia da maneira correta, trabalhe cedo

Um dos erros mais cometidos por novos freelances é pensar que por estar de casa você irá poder dormir mais e acordar tarde. Porém o modo como você começa sua manhã geralmente dita como será o seu dia. Então começar com o “pé direito” é essencial para um dia produtivo. Levante, arrume a sua cama, beba um copo de água, escove os dentes e comece a trabalhar o mais rápido possível. Começar a manhã cumprindo estas tarefas básicas faz com que o seu cérebro sinta a sensação de “dever cumprido” motivando a sua produtividade.

2 – Mude constantemente seu ambiente de trabalho

Ao começar a trabalhar de casa é comum que alguns achem que é preciso ficar 24h enfiando de baixo do telhado, porém mudar um pouco o ambiente em que se está trabalhando, além de ser uma das vantagens de trabalhar remotamente, diria até mesmo que é algo essencial.

Experimente ir a uma cafeteria, na casa de algum amigo, em um restaurante de vez em quando para mudar os ares. Estar cercado por um ambiente novo pode te dar uma perspectiva diferente daquilo que você está trabalhando.

Frau arbeitet an modernem Schreibtisch zuhause mit stylishen Acc

3 – Mantenha o seu ambiente de trabalho e o espaço pessoal separados

Quando se está trabalhando de casa a vontade de pegar o notebook e passar o dia todo trabalhando na cama é inevitável, mas por mais convidativo que isso possa parecer é um grande vilão da produtividade.

Ter um ambiente separado apenas para o trabalho irá te ajudar a manter o foco no job que você está fazendo e fará sua produtividade decolar.

Outra coisa que ajuda muito é ao acordar tirar o pijama antes de trabalhar, por mais confortável que possa parecer a troca de roupa faz com que o seu cérebro ative o “modo trabalho”.

Modern office workplace with digital tablet, notepad, colorful pencils, glasses, in morning

4 – Tenha um banco de imagens

Pode parecer uma dica meio boba, afinal se você é da área de criação obviamente você irá precisar de um banco de imagens profissional, mas esta dica vai além disso. Nós da equipe dos Publicitários Criativos utilizamos o banco de imagens Fotolia em nossos jobs.

Ao usar uma banco de imagens profissional, além dos seus trabalhos terem um nível totalmente diferente e você evitar problemas legais, ele pode ser usado constantemente como fonte de inspiração o que irá engajar sua produtividade. 

5 – Crie metas e mensure sua produtividade

Como já é de conhecimento geral: tudo aquilo que podemos mensurar, também podemos melhorar. É quase impossível traçar uma meta do quão produtivo quer ser, se antes disso não souber em que ponto você está. Para isso uma coisa que é comum (e também muito simples) de fazer para medir sua produtividade é criar uma lista de tarefas do dia.

Ao criar essa lista conforme você vai cumprindo a tarefa basta marcar ela como realizada, ao final do dia se você cumpriu tudo aquilo que tinha em mente para o dia significa que a sua produtividade estava excelente. Caso contrário você pode criar uma estratégia para melhorar isso com o passar do dia, seja dividindo melhor os jobs ou até mesmo aumentando sua carga de trabalho diária.

Imagens/Reprodução: Fotolia

Deixe seu comentário