circle-loader
Escrito por
83

A maioria dos profissionais da área de comunicação preferem seguir o caminho da carreira atuando como freelancers do que buscar a segurança em um emprego fixo e verdade seja dita o que não faltam são motivos para essa decisão! Desde flexibilidade, liberdade, satisfação de ser o próprio chefe, novos desafios, trabalhar de onde quiser até a fazer o próprio horário, porém é preciso ficar atento pois assim como as vantagens são grandes os desafios também são.

Pensando nisso, em conjunto com a Fotolia, separamos 4 dicas que podem te ajudar caso você esteja pensando em se aventurar nesse mundo de freelancers, confira:

 

1 – Prepare-se para as dificuldades

É preciso se lembrar que o freelancer antes de ser o famoso “espirito livre” ele é também um empreendedor e é preciso ter em mente que isso trará diversos desafios no dia a dia, haverá altos e baixos, e muitos acabam desistindo nos primeiros sinais de dificuldades.

A palavra chave para o sucesso do freelancer é persistência. Então esteja preparado para todas as adversidades e faça planos para conseguir se manter mesmo em tempo de “vacas magras”.

 

2 – Aprenda com os erros

A única coisa que podemos te garantir é que você irá errar e muito. Cometer gafes em reuniões, perder clientes por motivos bobos e perder prazos por falha de organização faz parte dos principais erros que irá cometer no início, porém não se preocupe,  eles fazem parte de sua jornada profissional.

Quando cometer um erro não se desespere, respire fundo, concerte o problema e aprenda para não cometê-lo novamente no futuro. Quanto antes você aceitar que tudo não será perfeito, mais rápido você saberá como lidar com isso e oferecer o melhor aos seus clientes.

 

3 – Saiba que tudo leva tempo

A maioria que decide ser freelancer tomam essa decisão apenas por causa das vantagens oferecidas. Porém, se esquecem que para alcançar independência financeira, liberdade e autonomia total, é necessário percorrer um longo caminho.

Alguns conseguem alcançar isso antes que outros, porém você não deve se comparar a outros profissionais.  Cada um possui uma cartela de clientes e estão em condições distintas. É preciso ter em mente que no primeiro mês você não vai faturar milhões, assim como haverá meses que você fará muito dinheiro e outro menos.

 

4 – Valorize os seus clientes

Os seus primeiros clientes provavelmente serão os mais importantes na sua jornada, são eles que te farão acreditar que a carreira como freelancer dará certo.

Porém, após concluir o serviço é preciso lembrar que eles são contatos importantes. Mantenha um relacionamento e deixe-os informados sobre novos serviços e soluções. Eles se sentirão mais seguros e talvez até te indique para outras empresas interessadas em contratar seus serviços. Fidelizar o cliente pode ser o segredo do crescimento profissional.

 

Dica Bônus: Todo freelancer precisa de uma ajudinha na hora de encontrar imagens de alta qualidade e a Fotolia pode te ajudar com isso!

Gostou? Deixe nos comentários outras dicas que vocês daria para aqueles que estão começando agora!