4 dicas de como evitar os principais erros na hora de analisar resultados

  Alana Santos abril 2, 2018 às 15:15h

Criar boas estratégias de marketing para as redes sociais vem sendo cada vez mais difícil devido as constantes mudanças de algoritmo que ocorrem nas plataformas. Por isso é extremamente importante saber analisar corretamente os resultados para, com base neles, criar novas estratégias.

Pensando nisso, em parceria com o Reportei, criamos um artigo com 4 dias de como evitar os principais erros na hora de analisar resultados para te ajudar nessa tarefa, confira:

1 – Não trabalhar com relatórios

Esse é o primeiro erro que muitos cometem. É quase impossível analisar resultados com precisão sem ter um relatório bem elaborado. Além dele ser fundamental para apresentar os resultados aos seus clientes, ele é imprescindível para definir metas e criar um bom planejamento. Sem isso o projeto está fadado ao fracasso.

 2 – Criar metas impossíveis

Verdade seja dita, não existe nada mais frustante para um social media que não atingir as metas estabelecidas. Um dos grandes erros cometidos na hora de analisar seus resultados é ter como parâmetro algo impossível de conseguir.

Por exemplo, digamos que você estabeleceu que em 1 mês iria gerar 1 milhão de curtidores para sua página no Facebook, com todas as publicações sendo engajadas e com no mínimo 10 mil curtidas cada. Sabemos que essa meta não é ao todo impossível, porém é bem difícil que ela seja alcançada, principalmente se for uma página nova em um nicho específico.

É complicado analisar se você fez um bom trabalho ou não se sua meta era algo muito alto. Estabeleça objetivos tangíveis tendo como base os relatórios de resultado dos meses anteriores e somente assim você conseguirá parametrizar os resultados obtidos.

3 – Enganar a si mesmo

Nós como seres humanos temos o costume de sempre tentar justificar nossos erros e isso não é diferente na hora de analisar os resultados. Quem nunca ouviu um social media dizer: “Ah, o engajamento essa semana foi baixo, mas só porque teve um feriado e ainda por cima um famoso morreu“.

Por mais verdade que essa afirmação possa ser ela não passa de uma justificativa para o resultado ruim e isso é só enganar a si mesmo.

“Lembre-se que uma estratégia de mídias sociais é altamente flexível. Portanto, analisando relatórios de mídias sociais com frequência e com a visão crítica necessária, você certamente conseguirá otimizar as suas ações e alavancar os resultados do seu cliente.” – Dá a dica o Reportei.

Na hora de analisar os resultados é preciso ser crítico com si mesmo e não criar desculpas. Se o engajamento é mais baixo em uma semana que tem feriado, talvez você consiga contornar isso criando publicações com o tema da comemoração.

4 – Esquecer o contexto daquele dia

Contradizendo um pouco a dica acima, é sempre necessário se lembrar do que estava acontecendo no dia em que as publicações foram feitas, pois isso influencia diretamente na hora de analisar os resultados.

Cada dia é um dia diferente com resultados diferentes, então entender o que afeta cada parte de suas publicações fará toda a diferença na hora de criar novas metas e analisar se elas foram alcançadas.

O Reportei é uma ferramenta de relatórios de marketing digital, com foco em mídias sociais. Se você ainda não faz o uso de relatórios acesse aqui e crie hoje mesmo seu cadastro de teste gratuito.

Confira mais artigos sobre Publieditorial, Social Media.