10 razões para tornar-se um designer em 2017

É comum nessa época do ano as pessoas começarem a fazer suas promessas para uma vida nova, traçar metas, rever tudo o que passou e refletir o que querem para esse “recomeço”.

Se você já começou a decidir qual carreira seguir esta lista é a sua cara. Separamos 10 razões de porque se tornar um designer gráfico. Confira:

1 – Aprender será algo diário

Quando você é um designer o trabalho nunca parará de ser melhorado e evoluído. Sempre existirá novos desafios, novos problemas que precisam ser resolvidos, é um ciclo infinito de aprendizado e descobertas. Errar fará parte da sua rotina, mas isso é algo bom também.

 

2 – Sempre haverá demanda

É como aquele pensamento: “se o mundo está sendo dominado pelos computadores, é melhor ser quem controla eles”. Toda marca sempre irá precisar de um criativo, por mais que a tecnologia esteja cada vez mais avançada.

Desde um simples cartão de visita e materiais impressos, até websites complexos e anúncios engenhosos, a comunicação visual está presente e é papel do designer fazer tudo isso.

 

3 – O design abre muitas outras portas

O melhor profissional é aquele que além de fazer o próprio trabalho bem feito é ainda capaz de agregar valor em outras áreas. Escolhendo o design você terá um leque de possibilidades na hora de escolher com o que e onde deseja trabalhar. Você não precisará se limitar a uma agência de publicidade ou a um estúdio de design, é possível se aventurar em editoras, nos times internos de marcas esportivas, entre diversos outros locais.

 

4 – O design irá te transformar em um mestre de resolver problemas

Criatividade é essencial para qualquer negócio. Steve Jobs uma vez disse: “Está no DNA da Apple que a tecnologia por si só não é suficiente. É a tecnologia casada com as artes liberais e com a humanidade que trazem os resultados que fazem nosso coração cantar.

Por essa razão, o designer, terá um skill fortíssimo em resolver problemas, não por causa dos clientes chatos que demoraram para aprovar algum projeto, mas sim porquê esse profissional é encorajado a imaginar grandes cenários. Esse design será a solução? Como ele irá agregar valor? Como ele fará com que a marca atinja as metas?

 

5 – Você sempre será parte do time

Você raramente vê um designer trabalhando sozinho. Eles geralmente estão perto do time criativo, sempre em contato com o cliente, colaborando com a melhor solução possível.

Escolhendo essa área você irá estar em contato com copywriters, a galera do marketing, propagandistas, gerente sênior e até mesmo com os diretores das companhias.

Toda essa gama de personalidades fará de você um profissional extrovertido, que consegue trabalhar em grupos e falar com pessoas dentro de todas as escalas empresariais, além disso seu networking social será perfeito, principalmente com a habilidade de conversar com pessoas com perfis diferentes.

 

6 – Dificilmente você irá usar um terno e gravata

Se você é daqueles(as) que detesta vestir uma roupa social, essa talvez seja a área perfeita. Os designers costumam usar roupas mais confortáveis no dia-a-dia de trabalho, camiseta, jeans e tênis são praticamente o uniforme deste profissional.

Afinal é quase impossível ser criativo quando todos os seus pensamentos estão voltados para o desconforto que você está vestindo. Quanto aos encontros com os clientes, podem ficar tranquilos, eles conhecem o seu perfil e não vão se importar com isso.

 

7 – Sua carreira será uma caixinha de surpresas

Se você acha que irá seguir uma trilha reta e totalmente definida está enganado(a). O design irá te levar a lugares que você jamais imaginou que fosse possível. Poderá trabalhar viajando em diversos lugares do planeta!

 

8 – O seu trabalho será mostrado ao mundo

Já imaginou ter o seu trabalho em um outdoor na Times Square? Com o design tudo é possível!

Pode ser que o seu trabalho não apareça em um outdoor, mas ele estará na TV, em revistas, em sites, não importa, o mundo terá acesso àquilo que você criou.

 

9 – Você mudará a maneira de como ver o mundo

Você não mudará apenas o modo como outras pessoas enxergam as coisas, mas a sua própria percepção do mundo será diferente. Isso acontece porque o seu trabalho se tornará a sua vida, no bom sentido, você encontrará inspiração em tudo o que vê e faz. O design traz uma nova perspectiva e encoraja a descobrir novas coisas.

 

10 – A inspiração nunca terminará

Se você costuma ficar entediado ou se distraí com facilidade, ao se tornar um designer isso irá passar. Tudo é inspiração, desde a cor que você irá escolher para pintar a parede da sua casa até o rebranding total da marca do cliente. Esses são alguns motivos de porque você deveria se tornar um designer.

Se você gostou da matéria mas ainda não sabe por onde começar seu estudos, acesse nosso portal de treinamentos e aprenda com os melhores instrutores de design do Brasil.

Estudante de Sistemas de informação com 21 anos, descobri que todos temos um pouquinho de publicitário em nós. Amo livros, chocolate, séries, e é claro, café! Revisora e Instagrammer do grupo Publicitários Criativos.