10 Ferramentas Úteis para Aprimorar sua Estratégia de Marketing Digital

Por Alana Santos

No mundo do empreendedorismo, seja para uma pessoa individualmente ou para um negócio, ter uma forte presença online é essencial. Aqui, listamos 10 ferramentas que vão te ajudar nos seus processos de marketing digital e de promoção do seu nome e/ou da sua marca.

1. Buffer

Uma boa campanha de marketing digital não pode ignorar as redes sociais: nelas, há bilhões de pessoas e, mesmo sem pagar por publicidade personalizada, é possível atingir muitas pessoas de forma viral de modo mais acessível que outras formas de publicidade (mesmo publicidade paga).

O Buffer é uma ótima ferramenta para postagens em mídias sociais. Ele te ajuda a publicar conteúdos com mais facilidade, elaborar campanhas para redes sociais, colaborar e gerenciar campanhas existentes e divulgar sua imagem em redes como Facebook, Pinterest, LinkedIn, Twitter, Instagram e outras mais.

2. Biteable

Você quer produzir vídeos para divulgar seus produtos e/ou serviços? O Biteable é uma ferramenta ideal para você.

Ele te permite extrair mais benefícios com a postagem de vídeos, melhorar seu engajamento com o público, atrair mais público e conseguir resultados melhores para suas campanhas de marketing digital, bem como a gerenciar seus vídeos como um todo.

A plataforma também conta com a vantagem de ser bastante fácil de usar, com uma interface muito amigável.

3. Ion Interactive

O Ion Interactive é um recurso excelente para produzir conteúdo interativo. A plataforma oferece vários tipos de calculadoras, modelos de ebook, landing pages, infográficos, quizzes, questionários e muitos outros conteúdos através dos quais será possível interagir mais e melhor com seus consumidores.

O Ion também te permite analisar os resultados da interação do público com seus conteúdos, habilitando edições e melhorias para que você possa conseguir obter resultados cada vez melhores e um feedback do seu público.

4. Marketo

O Marketo é uma ferramenta bastante completa para quem quer (ou precisa) trabalhar com marketing digital. Com ele, é possível criar estratégias para campanhas de publicidade online, gerenciamento e propaganda voltada para clientes e consumidores.

Ele também disponibiliza campanhas diferenciadas e conteúdos designados para diferentes públicos e diferentes perfis de consumidores dentro da sua base, permitindo um atendimento mais personalizada para quem consome seu produto e/ou serviço.

5. Emma

Emma, uma forma resumida para Email Marketing, é não só um programa, mas uma plataforma inteira que pode te ajudar não só a atingir consumidores, mas também a entregar o melhor serviço para eles.

Há uma série de recursos que podem ajudar grandes empresas, pequenos e médios negócios ou empreendedores individuais a efetivar campanhas de e-mail marketing e, além disto, entender as preferências e perfis dos próprios consumidores.

Entre estas ferramentas, há o recurso de dynamic content blocks (blocos ou categorias de conteúdo dinâmico), que podem ser usados para enviar conteúdos diferentes para cada tipo/categoria de consumidor, de acordo com o modo com o qual estes consumidores são segmentados.

Além disto, há o app Metric, que acompanha o Emma, usado para verificar o desempenho e os resultados das campanhas que você cria e promove.

6. VPN

Outra ótima ferramenta para incrementar suas campanhas de marketing digital é uma VPN profissional. Uma boa VPN ajuda a alterar seu IP, garante maior privacidade nas suas atividades online, oferece criptografia adicional e ajuda a proteger seu envio e recebimento de e-mails contra vários tipos de malware.

Em resumo, é uma ferramenta que melhora sua segurança como um todo e, como consequência, ajuda a proteger a integridade das suas campanhas digitais e, claro, a segurança das pessoas que recebem seus conteúdos de marketing digital.

E, claro, a função que permite alterar seu IP para servidores em outros países ajuda a atingir endereços de IP de outros países onde, por alguma razão, seu conteúdo poderia sofrer restrições.

7. Instasize

Se você usa dispositivos móveis e precisa de um aplicativo prático para editar suas imagens e vídeos (e qualquer recurso visual para seus materiais de publicidade), o Instasize é sua melhor escolha.

Com compatibilidade para sistemas Android e iOS, o programa conta com uma versão gratuita e uma assinatura de US$4.99 dólares por mês, dando acesso a uma série de filtros, padrões, estilos de texto, bordas e outros recursos visuais.

8. Mailchimp

O Mailchimp é um dos melhores softwares de e-mail marketing disponíveis no mercado, o que faz desta uma ferramenta de marketing digital indispensável. Há tanto uma opção gratuita do programa quanto uma opção paga, com preços ajustados ao tamanho e às necessidades do seu negócio.

A ferramenta permite automatizar o processo de envio de mensagens para seus clientes e, além disto, também exibe informações bastante detalhadas que podem te ajudar a aprimorar seus processos de marketing e verificar o que funciona e o que é que não dá muito certo.

9. Feedly

Você precisa organizar os tipos de conteúdo que geram mais resultados para o seu negócio? Então o Feedly é a ferramenta ideal para você.

Ele ajuda a organizar artigos de blogs, newspapers, revistas online, posts e outros tipos de conteúdo agregando-os em um dashboard (painel) para facilitar o gerenciamento, o acompanhamento e a navegação nestes conteúdos.

Assim, fica mais fácil criar um feed personalizado para suas campanhas e guardar referências para construir conteúdos que serão usados em trabalhos e campanhas futuras.

10. Nanigans

O Nanigans é uma plataforma multicanais usada para publicidade com foco em redes sociais – mais especificamente, para o Facebook. 

Por meio do uso do Facebook Exchange (FBX), ela oferece a possibilidade de customizar campanhas de publicidade no Facebook de forma mais personalizada e eficiente, trazendo mais retornos nas campanhas promovidas nesta rede social.

Apesar do foco no Facebook, o Nanigans também oferece recursos para o Instagram e o Twitter.