Vale a pena investir em um banco de imagens?

31 de maio de 2017

Por Alana Santos

Como já dizia o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. Muitas vezes, uma imagem correta pode ser a diferença entre sucesso e fracasso do seu job.

Quando se entende que os recursos visuais são os que trazem o resultado de fato, você também percebe o quão importante é ter acesso a um bom banco de imagens. Escolher a imagem ideal para os jobs pode ser mais difícil do que se imagina. Não é simplesmente escolher a foto mais bonita e que tenha uma ligação com o assunto, é necessário que a tenha uma boa qualidade e principalmente que capte a atenção do público-alvo.

Para auxiliar nessa difícil tarefa de encontrar a imagem ideal, existem diversos bancos de imagens. O que nós usamos e recomendados aqui na agência é o Fotolia, onde você encontrará planos de fundo, vetores, vídeos e fotos nos mais diversos temas.

Banco de imagens x Fotógrafo particular

Algumas pessoas acreditam que um banco de imagens é equivalente a contratar um fotógrafo ou um estúdio de fotografia, mas o buraco é um pouco mais embaixo.

Contratar fotógrafos ou uma agência envolve muitos custos, como deslocamento, aluguel de espaço, modelos, maquiagem, entre diversas outras coisas. No banco de imagens encontramos esse material pronto, o que torna o custo menor.

Imagem/Reprodução: Fotolia

A fotografia  é algo bem mais personalizado e único, o que pode fazer a diferença caso você precise de uma imagem exclusiva, enquanto no banco de imagens as fotografias são mais generalizadas e mais diversificadas. Caso acredite ser necessário, você pode contratar um freelancer para editar as imagens, tornando a peça exclusiva e mantendo o baixo custo.

Direitos autorais

Muitas vezes ao acessar um site você se depara com uma imagem bem comum, utilizada por muitas outras páginas do mesmo estilo, porém elas são utilizadas sem os direitos de uso, o que pode acarretar diversos problemas tanto para a empresa quanto para o profissional.

Para evitar essa dor de cabeça é necessário se manter bem atento, seja no uso de banco de imagens (gratuito ou pago) até na hora de contratar um fotógrafo e quais as regras que você precisará seguir para não violar os direitos autorais da imagem.

 

Bancos de imagem pagos x gratuitos

A maioria dos bancos de imagens oferecem os dois tipos de serviço. Os planos de imagens gratuitas contam com menos opções e qualidade oferecida é, na maioria das vezes, de menor qualidade. Cada empresa escolhe seus próprios critérios na hora de liberar imagens gratuitamente. Os planos pagos contam com uma quantidade maior disponível, além disso todas as imagens são de altíssima qualidade e disponibilizadas em diversos formatos e tamanhos.

Antes de escolher qual banco utilizar é necessário avaliar se ele realmente atenderá todas as suas necessidades e se os planos oferecidos são os melhores para você.

Gostou? Deixe nos comentários quais critérios você utiliza na hora de escolher entre os bancos de imagens ou fotógrafos.