Entenda o que é conversão no marketing digital

9 de janeiro de 2023

Por Alana Santos

A grande diferença ao trabalhar com marketing digital. relacionado a vendas é que em algum momento tudo se torna muito prático.

Você encontra seu público, define o valor que deve pagar para anunciar o produto e verifica qual é o faturamento necessário para ter lucro, por exemplo.

Tudo isso pode ser feito com uma taxa de conversão expressiva. Mas como trabalhar para que isso seja realmente possível? 

É sobre isso que vamos falar hoje. Neste conteúdo, explicaremos o que é conversão de marketing digital e como você pode otimizá-la para melhorar seus resultados.

Mas o que é conversão?

Taxa de conversão é um termo muito comum no universo digital, principalmente quando falamos de e-commerce e empresas que utilizam uma grande rede extensivamente. 

Nesse contexto, a conversão é o que todos esperam alcançar: uma venda. Porém, além de medir esse tipo de variável, a taxa de conversão é um bom parâmetro para entender o alcance da campanha e avaliar a eficácia das estratégias utilizadas. 

Podemos dizer que “convertemos” quando uma pessoa cadastra seu e-mail para baixar um e-book, guia ou infográfico; quando um cliente em potencial solicita uma cotação ou acessar seu link para receber sua newsletter sobre automatização industrial. 

O objetivo é atrair um prospect e, a partir daí, criar meios para que ele percorra as etapas do funil de vendas até que  esse lead se transforme em venda.

Esse processo exige atenção, criatividade, estratégia e um funil de conversão. 

O que é um funil de conversão?

Um funil de conversão é um mapeamento das etapas pelas quais um cliente passa desde a primeira visita ao site de uma empresa até a compra de um produto ou serviço.

O nome funil de conversão é dado justamente porque o lead de vendas é convertido de uma etapa para outra por meio de atividades de marketing – em certos casos também por meio de vendas.

Vamos detalhar as etapas desse funil agora.

Planejar

Para criar o funil de conversão certo para o público da fábrica de roldanas, você precisa conhecer profundamente quem está fazendo isso.

Isto é, quais são suas necessidades e desejos e como esses consumidores se comportam em cada etapa do funil de vendas, para que você possa receber uma oferta.

Em suma, tudo o que motiva conversão A partir dessas informações, projetamos cada etapa com ideias de material e conversão e definimos as etapas do funil a serem criadas.

Atrair

A primeira etapa do funil, também chamada de topo, serve para atrair visitantes ou usuários.

O foco aqui é gerar tráfego de qualidade para a loja de mangueira hidráulica que leve ao topo do funil de possíveis oportunidades de negócios.

Algumas das estratégias utilizadas nesta etapa são mídia paga (anúncios online) e inbound marketing.

No topo do funil, você pode oferecer conteúdo gratuito e chamativo, como:

  • Vídeos;
  • Postagens de blog;
  • Infográficos;
  • E-books.

Enfim, quaisquer materiais que tragam informações mais introdutórias sobre o que pretende comercializar.

Converter

O objetivo da fase de conversão é fazer com que o usuário deixe seus dados de contato no site. A partir deles, é possível oferecer algo de valor em troca, como os formatos que listamos logo acima.

Você pode explorar landing pages, formulários e ferramentas como chatbots para enviar esses materiais também.

Em troca o usuário fornece informações pessoais, como nome e endereço de e-mail,  que determinam a próxima etapa do funil de conversão: tornar-se um lead e construir um relacionamento com a marca de scanner odontológico

Relacionar-se

O meio do funil é o momento de identificar um problema e pensar em uma solução.

Não estamos mais lidando com visitantes, mas sim com leads que já interagiram com o conteúdo da marca e já deixaram seus dados iniciais de conversão.

O foco aqui ainda está no problema que os incentivou a seguir navegando, mas desta vez é mais focado na solução que o resolve. Sendo assim, devemos focar na solução, não na marca em si.

Nesta fase, a relação entre a marca e o lead é fortalecida.

Vender

No fundo do funil está a fase de decisão de compra. Aqui o gestor já entende seu problema e sabe como resolvê-lo com o corte plasma industrial. Resta ao visitante decidir com qual marca ou empresa fazer uma compra.

Em um funil bem construído, é o momento de a equipe de vendas atuar abordando aqueles consumidores que estão prontos para realizar a transação.

Estas podem ser ofertas do fundo do funil: amostras grátis ou testes, além de materiais mais comerciais e atraentes, termos especiais, catálogos completos e outros benefícios.

Dicas imperdíveis para aumentar a sua taxa de conversão

As maiores empresas do ramo digital não são bem-sucedidas à toa: elas tem método, talento e capacidade para isso.

E você também pode ter. Um ótimo primeiro passo é seguir lendo o que temos a apresentar para você.

Agora, é chegada a hora de explicar as melhores práticas para alavancar as vendas de peças para compressor de ar!

Seja objetivo com a linguagem da marca

É difícil fazer alguém fechar negócios com uma empresa cuja proposta não é suficientemente clara.

Objetividade e clareza de linguagem são essenciais para persuadir potenciais clientes a entrarem no seu funil de vendas e, assim, aumentar as taxas de conversão. Portanto, evite termos técnicos desconhecidos para pessoas fora de sua área.

Para aproximar as pessoas do seu negócio, pense em como você explicaria uma plataforma elevatória residencial a um amigo que não conhece a tecnologia.

Faça as palavras soarem o mais natural possível. Escreva seu discurso com a maior precisão possível.

Inclua testes A/B em sua estratégia

Saber o que funciona melhor para seu público-alvo é a chave para aumentar as taxas de conversão. E para obter essas informações, você precisa passar por testes.

No marketing digital, chamamos essa tática de teste A/B, que compara a eficácia de duas peças de marketing com base na resposta do público.

Por exemplo: uma empresa lança um webinar e a equipe de design criou duas opções de landing pages com títulos diferentes.

Para descobrir qual tem melhor desempenho, use um programa de teste A/B que divide o tráfego igualmente entre as duas páginas e compare quantas conversões cada página recebeu. 

O objetivo é saber o que funciona melhor, não necessariamente o que é perfeito. E para isso, testar é a melhor forma de se livrar de qualquer dúvida.

Avalie a importância do seu conteúdo

A qualidade do seu conteúdo é importante, afinal, é o elemento central do seu site ou blog e o motivo pelo qual as pessoas abordam sua marca. No entanto, não vale a pena investir em materiais profissionais se não for atrair as pessoas certas.

Existem algumas inconsistências nos resultados que indicam que o conteúdo do blog não está devidamente otimizado para conversão.

Alguns deles são tráfego intenso, mas poucos leads; bom número de cliques em anúncios, mas poucas conversões; Crescimento de leads, mas conversão de vendas estável.

Isso não significa que o material que você está produzindo seja ruim, mas indica que algumas mudanças precisam ser feitas.

Seu conteúdo deve abordar as circunstâncias, hábitos, dores, desejos, valores e linguagem das pessoas cujo perfil a balança comercial irá beneficiar.

Use técnicas persuasivas

As técnicas persuasivas fazem parte da rotina de marketing desde o seu início e continuam sendo amplamente utilizadas em diversas áreas de marketing. 

Os recursos mais utilizados pelas empresas na internet são copywriting, gatilhos mentais e neuromarketing.

No entanto, usar esses métodos requer cautela. A repetição excessiva de alguns elementos reduz sua eficácia, portanto, não é recomendável usar modelos prontos.

Estes meios podem ser muito eficazes para aumentar a conversão, mas devem ser usados ​​com sabedoria e sobretudo com ética.

Invista em site responsivo

No Brasil, quase 276 milhões de usuários acessam a Internet por meio de smartphones e tablets.

Imagine se todos esses usuários usarem seu site e ele não puder ser adaptado para visualização em dispositivos móveis. É muito improvável que eles o usem novamente, certo?

Um site responsivo ajuda no posicionamento nos mecanismos de busca. O Google anunciou que sites que não são otimizados para dispositivos móveis não aparecerão mais em suas pesquisas.

Sua página está pronta para visitantes mobile? Garanta uma experiência perfeita para eles!

Conclusão

No mundo do marketing, a palavra “conversão” suscita muitos outros conceitos, estratégias e reflexões – você pode ver muito bem pela extensão deste texto!

Esta é, realmente, uma das noções mais importantes para quem trabalha ou almeja trabalhar na área. Então, guarde esse material com muito carinho!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de macrovector no Freepik