A 99Food desembarca oficialmente em São Paulo com uma campanha provocadora, evidenciando problemas que afetam quem pede, cozinha e entrega comida no Brasil.
Com perfil provocador, a marca invade prédios emblemáticos da capital com um taxômetro urbano, que expõe o valor cobrado por dia em taxas pela dominante plataforma de delivery. E nas redes sociais, e com bom humor, a marca respondeu a clientes insatisfeitos de delivery para apresentar a nova opção de entrega de comida.
A ação aconteceu na noite de 11 de agosto e contou com a projeção do taxômetro em diferentes pontos da cidade. O percurso começa na rua General Jardim (Vila Buarque), segue por três locais distintos da Avenida Paulista (Bela Vista) e termina em dois pontos da Avenida Brigadeiro Faria Lima (Jardim Paulistano).

Parte de um plano robusto de investimento da 99Food para São Paulo, a ativação marca não apenas sua chegada à cidade, mas também seu posicionamento como marca disposta a romper com um modelo concentrado e propor um novo equilíbrio ao setor. Além de confrontar práticas abusivas, a marca aposta em um modelo com preços mais justos para toda a cadeia, devolvendo o poder econômico a quem realmente movimenta o mercado — restaurantes e entregadores — e oferecer a oferta mais acessível de comida para os consumidores finais.
“A cidade viu os números, agora é hora de enxergar a mudança. A entrada da 99Food em São Paulo representa a força de um movimento que não aceita mais práticas abusivas. Estamos aqui para promover mudança, devolvendo margem para os restaurantes, segurança para os entregadores e preços justos para os consumidores.”, destaca Bruno Rossini, Diretor Sênior de Comunicação da 99Food.
Para os restaurantes, a 99Food elimina as taxas de comissão pelos primeiros 12 meses, permitindo que eles mantenham uma fatia muito maior do lucro por pedido. Além disso, a plataforma pratica taxas de entrega mais baixas do que os concorrentes, o que pode levar a preços mais acessíveis para o consumidor.

A exposição dos estabelecimentos também ganha força, já que a base de usuários ativos da 99Food cresce com rapidez, ampliando o potencial de pedidos. Os pagamentos são feitos semanalmente, com estabilidade e sem taxas extras por antecipação, o que garante previsibilidade e segurança financeira.
“Quando pagamos tantas taxas embutidas nos pedidos de delivery, fica uma sensação de que alguém comeu um pedaço da nossa comida. Com o taxômetro, não apenas damos luz a essa verdade indigesta, como cutucamos de forma esperta mostrando que o “I” da concorrência deveria ser percebido como “Aaai””, comenta Adriano Abdalla, Chief Creative Officer da PROS.
Para os entregadores, a proposta é clara: ganhos mais atrativos, com possibilidade de faturamento diário de até R$250, ao combinar diferentes modalidades. Eles também têm autonomia para escolher seus horários de trabalho, o que permite usar a 99Food como principal fonte de renda ou complemento.
Já os consumidores se beneficiam de forma direta. A isenção de comissão para restaurantes e taxas de entrega mais competitivas resultam em preços mais baixos na ponta. Na 99Food, os restaurantes praticam os mesmos preços dos ofertados no salão.
Com esse modelo, a 99Food propõe um ecossistema em que todos os lados da cadeia ganham. Pela primeira vez, quem cozinha, entrega ou consome tem, de fato, uma escolha mais justa — e ela começa agora.
Ativação bem servida de humor e provocação, também nas redes sociais
Antes do taxômetro, a 99Food movimentou as redes com a ativação “Respostas Bem Servidas”, criada em uma colaboração do Estúdio Criativo 99 e a pela agência de conteúdo Eyxo. A proposta foi simples: reunir mais de duzentos tweets com críticas à concorrência e respondê-los com mensagens diretas, bem-humoradas e provocativas.
O conteúdo ganhou ainda mais força com a participação de influenciadores, como Camila Fremder, e com a amplificação feita por perfis de memes e páginas de entretenimento digital. As respostas mais marcantes saíram do digital e foram levadas para as ruas em uma estratégia de mídia liderada pela CP+B, que ocupou quase 400 faces digitais em São Paulo — entre abrigos de ônibus, relógios de rua e painéis nas principais linhas do metrô. Um esquenta que antecipou o tom da chegada oficial da marca à cidade.
-
Ficha Técnica Taxômetro Agência: PROS Cliente: 99Food Co-CEOs: Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky CCO: Adriano Abdalla Direção de Criação: Pedro Capellão Head de Arte: Julian Akinaga Direção de arte: Vitor Martins Redação: Bruno Couto, Gastão Moreira Tráfego: Bruna Garcia Diretora Geral de Atendimento: Ana Assaly Diretora de Conta: Jessica Carvalho Projetos: Maria Fernanda, Chiara Battistoni Atendimento: Carolina Uzueli, Mariana Bonini, Gabriela Sassaki Reputação: Meiri Duarte, Fernanda Gil Produção Executiva / Coord. de Produção: Mariana Campanha Paula, Alyne Gomes Souza Aprovação cliente: Bruno Rossini, Juliana Monteiro e Renata Paixão Projeção: Visual Farm Ficha Técnica: Respostas Bem Servidas Cliente: 99Food Marketing: Ana Verroni, Raphael Dias, Julia Surge, Pedro Oliveira Estúdio Criativo 99: Rafael Guaranha, Adriana Boghosian, Julia Rocha, Diego Gomes, Juliane Romanini Mídia: Melina Ferretti, Julia Mashki, Yasminne Ferreira, Erica Costa Agência: Eyxo CEO: Greta Paz Diretora Criativa: Giovanna Cartapatti Diretor de Planejamento: Guilherme Bragança Criação: Luis Felipe Arthur Franco, João Pedro Schebek Redação: Gabriel Cohen Planejamento: Michelle de Mello Head de Atendimento: Julia Pimenta Gerente de Projetos: Igor Felicio Motion: Gustavo Graeve, Victor Veiga, Julia Abruzzi e Thiago CMs: Manuela Borchardt, Larissa Oliveira, Larissa Costa Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL VP de Mídia e Dados: Marcela Ferreira Mídia: Brunno Froes, Isabelle Bonfim, Ana Toccolini, Monique Santos, Gianluca Petracco Influenciadores: BR Media Diretora de Conta: Bianca Garcia Gerente de Conta: Raíssa Souza Gerente de Contas (Farol): Maria Anthonia Mello Atendimento: Paola Segura, Rodrigo Ribeiro Atendimento (Farol): Camila Alves, Isabelle Almeida Comercial: Luiza Weinberger Steinmetz, Gabriel Machado