O significado das cores num logótipo

Por Alana Santos

A prática mostra que as pessoas se lembram das imagens mais depressa do que se lembram do texto. Não é absolutamente suficiente criar uma identidade corporativa com um logotipo simples. Se não for criado correctamente, pode destruir parcial ou completamente a imagem do seu sítio web ou do seu negócio.

Como pode obter o seu logótipo

Ao decidir sobre o método de obter um logótipo, os recursos financeiros são de grande importância. Pode obter um logótipo das seguintes formas:

1. Pode desenhá-lo você mesmo.

2. Encomende o serviço a um designer.

3. Encomende o logótipo a partir de um estúdio de design.

4. Utilizando ferramentas especialmente concebidas para o efeito.

5. Aplique o editor em linha.

6. Utilize o gerador para criar o seu logótipo.

Algumas estatísticas

Quase 95% de todos os logótipos principais não utilizam mais de duas cores. Mais de 40% utilizam logótipos estilizados. Mais de 35% dos logótipos têm apenas texto, 93% têm um texto simples. Ao criar um logótipo, é necessário concentrar-se em vários objectivos. Um logotipo de qualidade deve ser ao mesmo tempo simples e significativo.

Porque é que a cor é importante

Na intersecção da arte, ciência e cultura, forma-se o significado da cor do logotipo. A estética, a programação evolutiva e as associações culturais bem pesquisadas influenciam as reacções dos clientes.

1. estética. Certas combinações de cores colidem entre si e desligam completamente o cliente. Combinações que criam tensão atraem a atenção do cliente. Certas combinações de cores são como notas que se harmonizam bem entre si. Se a paleta for macia e demasiado semelhante na cor, o cliente será desligado. Se a paleta de cores for avassaladora, pode ser tensa para o consumidor.

2. associações científicas. Algumas cores estão associadas a certos sentimentos. O vestido de noiva da noiva é branco, o que simboliza a pureza. Um acontecimento sombrio está associado ao negro. Mas este tipo de associações são puramente culturais. Na África do Sul, o vermelho é a cor do luto, enquanto na Índia, as noivas usam saris multicoloridos. 3.

3. as associações são programadas. Alguns cientistas pensam que algumas das nossas associações de cor são o resultado da evolução. Poucas pessoas escolhem o castanho, que está associado à terra e aos alimentos contaminados. A cor vermelha evoca emoções apaixonadas. Não só os humanos, mas também os animais reagem a ela.

Como combinar as cores de forma inteligente

Ao escolher uma combinação de cores, é importante considerar a harmonia visual. Uma marca pode ser luxuosa e terrosa, mas duas cores, como o roxo e o castanho, nem sempre combinam. Por outro lado, existem técnicas para ajudar a utilizar princípios estéticos experimentados e verdadeiros para assegurar que as cores se misturam eficazmente.

Para trabalhar com cores, a roda de cores é muito importante. As cores são ali combinadas com base nas suas frequências de luz na natureza. Este pode ser um ponto de partida importante para trabalhar com cores. A roda de cor fornece um método científico para combinar cores. Os emparelhamentos comuns incluem:

1. Complementar: a escolha de cores usando o método de contraste. Muitas vezes são opostas umas às outras.

2. Analogia: esta selecção é harmoniosa, seleccionando cores que estão próximas umas das outras.

3. Escolha triádica: são escolhidas três cores opostas, é utilizado um triângulo equilátero.

Ao olhar para logótipos com múltiplas cores, notará que muitas pessoas utilizam estes métodos de emparelhamento de círculos de cores. Isto era, até há pouco tempo, sobre as tonalidades primárias. Mas o verde, por exemplo, pode ser percebido de diferentes maneiras. Basta olhar para a cor verde. A variante mais clara é misturada com o branco, e a mais escura com o preto.

As tintas podem fazer uma grande diferença em termos do seu impacto emocional e estético. Os tons pastel serão associados a tons quentes e suaves. Quanto mais escura for a sombra, mais grave ela aparecerá. Em termos de combinações de cores, tons mais suaves ou mais escuros podem ajudá-lo a gerir combinações que normalmente não funcionam na sua forma mais pura. Os logótipos iridescentes com múltiplas cores não têm grande aspecto, mas amolecê-los ou escurecê-los permite obter os resultados desejados.