Burger King erra com campanha “Mulheres Pertencem à Cozinha”

8 de março de 2021

Por Alana Santos

O Burger King lançou uma nova campanha para o Dia Internacional das Mulheres que tinha como objetivo apoiar as chefs mulheres, porém a ideia acabou não dando muito certo.

Com um anúncio impresso do New York Times intitulado “Mulheres pertencem à cozinha”, o Burger King anunciou o lançamento de seu H.E.R. (Helping Equalize Restaurants) Scholarship, que oferece assistência financeira as mulheres que trabalham na rede e que pretendem se formar em culinária.

O anúncio impresso deixa claro que o título está sendo usado ironicamente, conforme a mensagem continua: cozinhas finas, cozinhas de food truck, cozinhas premiadas, cozinhas casuais, cozinhas fantasmas, cozinhas do Burger King. Se há uma cozinha profissional, as mulheres devem estar lá.

No entanto, a mesma campanha, criada pela agência David Miami, foi reaproveitada em uma série de tweets pelo Burger King UK, onde o contexto completo não era tão óbvio. O tweet da marca no Reino Unido rapidamente chamou a atenção e repercussão em todo o mundo.

https://twitter.com/BurgerKingUK/status/1368849338596745223
https://twitter.com/BurgerKingUK/status/1368877839072821253

A campanha que tinha como objetivo exaltar a presença feminina dentro da cozinha acabou tendo um sentido totalmente diferente quando utilizada fora de contexto no Twitter.

As reações nas redes sociais mostraram que muitas pessoas ficaram decepcionadas com a escolha de palavras da marca. O Burger King costuma ser franco em seu marketing e usa sarcasmo em alguns de seus posts nas redes sociais. Mas a reação mostra o risco de tentar ser muito brincalhão nas redes sociais, especialmente quando muitos veem as mensagens isoladamente e não como parte de uma campanha mais ampla.

Há uma linha tênue entre irritante e impróprio ou perigoso para sua própria reputação hoje. Essa linha está mudando constantemente, e as marcas precisam pesar o custo potencial de ir longe demais com os benefícios de mais visualizações, cliques e compartilhamentos de suas tentativas de marketing “, comentou Erik Bernstein, presidente da Bernstein Crisis Management. “Nesse caso, acredito que o Burger King terá um ROI negativo“, completou.

Fernando Machado, diretor de marketing global da controladora do Burger King, Restaurant Brands International, postou o anúncio completo no Twitter, porém o “estrago” já estava feito.

https://twitter.com/fer_machado123/status/1368921104211980292