5 aplicações imperdíveis para gerir o seu dinheiro

9 de fevereiro de 2023

Por Alana Santos

Cada cêntimo conta: não deixe de utilizar estas aplicações para gerir o seu dinheiro

Os portugueses sabem que o dinheiro tem imenso valor, afinal de contas, custa cada vez mais para ganhá-lo. Por isso, nada mais justo do que contar com a ajuda da tecnologia para salvaguardar o património tão precioso que é construído ao longo da vida, onde qualquer ajuda ao mealheiro é bem-vinda.

Em tempos de tanta evolução tecnológica, em que já é possível aproveitar um online casino sem sequer sair de casa, realizar uma videochamada com alguém do outro lado do mundo ou realizar transferências bancárias de forma instantânea, nada mais justo do que existirem também aplicações responsáveis por ajudar no controle financeiro. A boa notícia é que, como são aplicações para dispositivos móveis, as pessoas podem aproveitá-las literalmente em qualquer sítio, desde que para isso tenham um telemóvel em mãos.

Aplicações que ajudam imenso

De modo geral, há muitas aplicações disponíveis hoje em dia quando o assunto é a gestão financeira. A depender do uso que cada pessoa precisa, há aplicações que podem ser mais ou menos indicadas em cada situação. Por isso, procuramos pensar de uma forma geral para a escolha de 5 aplicações que consideramos como imperdíveis para todos que se preocupam com a boa gestão das suas finanças.

  1. Mint

Para quem não se importa com a associação de contas bancárias e aplicações móveis, a Mint é uma excelente opção. A aplicação permite que os utilizadores possam verificar em tempo real todos os gastos realizados em suas contas, de modo a conseguir controlá-los através de gráficos e tabelas que ficam disponíveis de uma forma muito intuitiva. Além disso, a aplicação também oferece algumas dicas de poupanças para os seus utilizadores, caso estes queiram organizar melhor o seu mealheiro.

  1. Splitwise

Sem dúvidas, sobretudo para quem aprecia reuniões com amigos ou família, o Splitwise é uma das melhores Aplicações disponíveis atualmente. A aplicação permite que a divisão de gastos — que pode ser um problema comum a muitas pessoas — se torne simples e prática, de modo que as pessoas possam pagar de uma forma demasiado óbvia o que devem às pessoas certas, sem a necessidade de calculadoras.

  1. Boonzi

Boonzi é uma aplicação desenvolvida em Portugal que permite que os utilizadores possam associar as suas contas bancárias para visualizarem com mais facilidade os gastos mensais. A aplicação tem muitas funcionalidades e permite, por exemplo, que os gastos sejam divididos por categorias. O único ponto que não é tão positivo é que a aplicação é paga, portanto os utilizadores poderão apenas aproveitar a versão gratuita por um mês.

  1. Moneywise

A Moneywise tem-se mostrado como uma excelente aplicação para os que querem poupar de uma forma simples. A interface é bastante descomplicada e permite que o utilizador realize diversas operações. Por exemplo, é possível sinalizar despesas tanto no país quanto no estrangeiro (a aplicação permite converter diferentes valores com diferentes taxas de câmbios) que depois poderão ser visualizadas em formato compatível com o Excel.

  1. Monefy

Esta aplicação tem conquistado o público português a cada dia que passa. Com uma interface extremamente intuitiva, a aplicação permite que os utilizadores insiram as despesas ao longo do mês, separando-as por categorias, que então podem ser visualizadas em gráficos, o que ajuda a acompanhar todos os gastos e dimensionar eventuais possíveis poupanças.

Bónus: dicas para poupar o seu dinheiro

  • Pague tudo com cartões: há pessoas que têm a sensação de que o dinheiro tem asas, e pode ser verdade. É muito difícil controlar os montantes que são gastos em dinheiro “vivo”, afinal, um rebuçado aqui, uma bola de Berlim ali e o dinheiro foi embora num instante. Uma das formas de driblar este problema é realizar todos os pagamentos que forem possíveis com cartões de débito ou crédito — que permitem que os gastos sejam facilmente rastreados. Assim, é possível perceber para onde o dinheiro vai e que poupanças podem ser feitas.
  • Estabeleça limites de gastos realistas para cada área: a disciplina pode fazer toda a diferença para a gestão financeira. Por isso, por mais que as pessoas não gostem de fazer contas, esta pode ser uma tarefa importantíssima para a saúde financeira. Saber exatamente quanto se pode gastar em cada sítio é muito importante para manter as contas seguras sem cometer nenhuma loucura financeira.
  • Tenha uma reserva de emergência: imprevistos acontecem, no entanto, as pessoas podem ou devem se programar para eles. Isso significa criar uma reserva financeira, com um depósito regular mensal, para eventuais necessidades que possam surgir, por exemplo, o conserto de um eletrodoméstico, um exame que o seguro de saúde não comparticipa etc. No fundo, as reservas financeiras serão influenciadas pelo perfil de cada um, se há crianças na família ou não, se as pessoas são solteiras ou não, mas mesmo assim são válidas para todos.

Imagem capa: Depositphotos.