O que realmente significa branding?

Por Welinton Pereira

Você já teve dificuldades de entender o que de fato é o branding? Se a resposta foi sim, não se preocupe, você não está sozinho pois essa é uma dúvida muito comum entre comunicólogos. Entender sobre os conceitos reais que fazem uma marca ser amada pelo seu público, podem diferenciar seus projetos e trazer mais aprendizado em seus estudos.

Kotler, definiu de forma resumida o que é o branding dentro do marketing:

“O marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, da oferta e da troca de produtos com valor agregado entre iguais.“

Indo além da parte conceitual (de maneira prática) em décadas passadas o branding poderia ser definido como um nome, slogan, sinal, símbolo ou até mesmo ser representado pelo próprio design. Nos dias atuais esse processo tornou-se algo complexo e ainda mais importante no mundo da publicidade, afinal ele tem uma forte percepção ao consumidor que ouve ou pensa em uma determinada marca, produto ou serviço.

Com novas ferramentas utilizadas pelo marketing content e outros recursos dos ambientes digitais, o branding chegou a níveis de personalização e entregas em massa.

Para Iran Pontes, professor universitário e produtor de conteúdo para designers com anos de experiência, o estudo do branding apresenta muitos desafios e pode ser algo acessível para jovens iniciantes.

“O branding é uma plataforma, um conceito que viabiliza através de ferramentas a construção de marcas mais fortes. Entender sobre branding é entender sobre tendências e referências, ser capaz de traduzi-las em formatos de comunicação e para isso você precisa ser curioso e estar disposto a estudar e aprender”, explica Iran.

Iran, escreveu recentemente o e-book Uma Aula Sobre Branding, um material desenvolvido de forma simplificada, os principais conceitos de branding e aplicá-los em seus projetos. A ideia deste conteúdo surgiu a partir do questionamento de muitos alunos e seguidores que buscavam entender mais sobre o tema.

Se você quiser saber ainda mais sobre branding e continuar atualizado no mundo dar marcas, confira Uma Aula Sobre Branding com mais de 70 páginas sobre o tema.